12.13.2025

I DIVISÃO - HC Braga reage e derrota o CH Carvalhos

 


A equipa do HC Braga reagiu da melhor forma, depois de ter perdido na anterior jornada com o Benfica, ao vencer nas Goladas o CH Carvalhos por 6-4 em jogo da 9ª jornada do campeonato placard.

Um encontro em que o HC Braga encontrou pela frente um CH Carvalho moralizado por ter obtido na jornada anterior o primeiro triunfo no campeonato e que apenas ficou decidido no segundo tempo.

Ao intervalo os minhotos lideravam por 3-1 graças ao tentos de Gonçalo Neto, Filipe Fernandes e António Trabulo.

No segundo tempo o CH Carvalhos reagiu e conseguiu chegar ao empate com o bis de Diogo Casanova.

O HC Braga demorou a impor o seu jogo e só a partir dos 14' é que conseguiu voltar a ter vantagem por Gonçalo Neto.

A tranquilidade no marcador ( 6-3 ) chegou aos 20' e 22' por Santi Chambella e António Trabulo.

O resultado final de 6-4 foi obtido nos últimos segundos por Vasco Casanova.

Assim o HC Braga passou a somar dezanove pontos, jogando fora na próxima ronda, um derbi minhoto diante o OC Barcelos, dia 17 de dezembro às 21.30h.

Foto: redes sociais do HC Braga

III DIVISÃO - AD Limianos goleia Académico FC

 


Em partida da 8ª jornada do nacional da terceira divisão, seria A, a AD Limianos foi ao reduto do Acadêmico FC vencer folgadamente por 8-1, alcançando a segunda vitória consecutiva na prova.

Ao intervalo a equipa de João Candeias já vencia por 3-1, cimentando no segundo tempo com mais três golos a obtenção dos três pontos.

Marcaram os golos da vitória minhota, Tiago Dias (3), João Campos (2), Cândido Quintela (2) e Francisco Costa, tendo o tento de honra do Académico sido apontado por Rafael Pinto.

Com este triunfo a formação de Ponte de Lima passou a somar oito pontos, jogando na próxima jornada em casa com o GDC Fânzeres.


II DIVISÃO - Famalicense vence Termas e sobe na classificação.

 



E vão três vitorias consecutivas para o Famalicense, que assim sobe na classificação, após derrotar o Termas por 6-3 em partida da decima jornada do nacional da segunda divisão, zona norte.

O jogo só foi decidido na segunda parte, depois de a equipa minhota ter chegado ao descanso a vencer por 1-0.

Na etapa final, mais mexida, a equipa de Miguel Viterbo, soube tranquilizar, mesmo depois do Termas ter feito o 2-1.

Marcaram para o Famalicense, Carlos Dias por duas vezes e um cada de Gonçalo Barbosa, Juan López, João Coelho  e Gonçalo Silva, tendo apontado pelo Termas, Octavio Zangheri (2) e Luís Cunha.

Com este triunfo o Famalicense soma agora quinze pontos, ocupando o sexto posto, jogando na próxima ronda, diante o Marinhense.

Foto: Redes sociais do Famalicense AC

12.12.2025

Liga dos Campeões - OC Barcelos perde na Luz

 



A equipa do OC Barcelos saiu derrotada do pavilhão da luz por 6-1 em jogo da terceira jornada do grupo B da Liga dos Campeões.

Diante o Benfica os minhotos que se apresentaram com dois elementos da equipa B perante as lesões de Luís Querido e Miguel Vieirinha, sofreram o primeiro golo ao 6' por João Rodrigues.

Ainda conseguiram empatar logo a seguir por Carlitos, mas até ao intervalo o Benfica "disparou " no marcador, chegando ao 4-1 por João Rodrigues, Zé Miranda e Roberto di Benedetto.

O inicio do segundo tempo foi eficaz para o Benfica que nos primeiros segundos aumentou para 5-1 por Zé Miranda.

A equipa minhota ainda assim não deixou de procurar a baliza de Conti Acevedo, mas o antigo guarda redes do OC Barcelos não permitiu.

Perto do final João Rodrigues fechou o resultado final em 6-1.

Assim ao fim da terceira ronda do grupo B, o Benfica lidera com nove pontos, seguido do Sporting CP com sete, Corunha quatro, UD Oliveirense e OC Barcelos com três e no ultimo lugar o Bassano sem pontuar.

Para a próxima jornada, dia 8 de janeiro, o OC Barcelos recebe a UD Oliveirense, o Benfica vai ao João Rocha e o Corunha no Riazor defronta o Bassano.

Foto: WSE 

12.10.2025

Nacional de Sub 23 - AD Limianos lidera zona norte com registo vitorioso

 



O nacional da sub 23 vai na sua quinta jornada e na zona norte, a formação de João Candeias comanda a prova com pleno de vitorias.

A AD Limianos, única formação minhota a competir só sabe vencer, com cinco triunfos, somando assim quinze pontos.

O seu mais direto adversário está a seis pontos de distância, sendo ele o HC Penafiel, num campeonato composto por nove equipas.

Até ao momento a turma de Ponte de Lima derrotou em casa o Fânzeres por 3-1, o HC Marco por 8-0 e o HC Penafiel por 6-3.

Fora do Minho, venceu em o USC Paredes por 4-2 e o HC Paço de Rei por 8-4.

Na próxima jornada a AD Limianos recebe o CRPF Lavra.

Outra curiosidade sobre o percurso limiano, é o facto de ser um dos melhores ataques com vinte e nove golos a par do HC Penafiel e a segunda melhor defesa com apenas 10 tentos sofridos, sendo apenas superada pelo Paredes que tem nove.

Neste campeonato vão disputar o play off de acesso à fase seguinte os dois primeiros classificados de cada zona. 

12.09.2025

XII Torneio Eixo Atlântico contou com a presença de OC Barcelos e Riba d'Ave

 




Decorreu no passado fim de semana na Corunha, mais uma edição do Torneio Eixo Atlântico na categoria de sub 15, tendo contado com a participação de vinte e quatro equipas, entre elas dois clubes minhotos, OC Barcelos e Riba d'Ave.

Em representação de Portugal, estiveram também o HC Maia, o CRPF Lavra, a AD Valongo e a ACD Gulpilhares.

Com o objetivo principal  do evento de promover a modalidade e a confraternização entre todos os elementos, a prova decorreu em três pavilhões, um deles o mítico Palácio dos Deportes de Riazor.

A conquista desportiva foi portuguesa com a AD Valongo a empatar a uma bola na final os espanhóis da C. Cia Maria.

Quanto ao OC Barcelos terminou em 5º lugar após derrotar nas grandes penalidades o Corunha por 1-0 e o Riba d'Ave a ocupar o 8º lugar depois de ser derrotado pela a Escola Lubíans por 5-4 também na marcação de grandes penalidades.

Foto: Coruña Deportes ( facebook )

III DIVISÃO - Riba d'Ave B e Cartaipense derrotados

 



A sétima jornada do nacional da terceira divisão, serie A, não foi feliz para Riba d'Ave B e Cartaipense, apesar de ambas terem jogada no seu reduto.

A tarefa mais complicada teve o conjunto das Taipas que recebeu e perdeu com o candidato à subida a atual segundo classificado, o CRPF Lavra por 5-0, com o intervalo a chegar com 3-0 para os visitantes.

Nas Tílias a jovem formação do Riba d'ave perdeu com o HC Maia por 5-3, não segurando a vantagem de 2-1 ao intervalo e de 3-1 já na segunda parte.

Apontaram os golos do Riba d'Ave B, Francisco Carvalho (2) e Leonardo Moreira.

Com estes dois resultados negativos, o Riba d'Ave B e o Cartaipense  desceram na classificação, ocupando agora o 9º e 10º lugar, ambos com seis pontos.

Na próxima jornada, domingo o Riba d'Ave B joga em Paredes e o Cartaipense tem um derbi minhoto em Valença.

III DIVISÃO - HC Fão sobe na classificação

 



Com o triunfo sobre o CD Povoa B por 4-1, a equipa fangueira subiu ao oitavo lugar, agora com sete pontos.

Para a equipa orientada por José Querido foi a segunda vitória no campeonato, depois de ter vencido o Riba d'ave B e de ter empatado a quatro bolas com o Cartaipense.

Diante a jovem equipa do CD Povoa, os minhotos só na segunda parte conseguiram cimentar a conquista dos três pontos, depois de o intervalo ter chegado com 1-0.

Destaque para o " hat trick " apontado por Tiago Vilaça, que acabou por ser determinante para o triunfo. Os restantes golos pertenceram a André Torrão e o de honra do Povoa foi de Rodrigo Trabulo.

O campeonato prossegue com o HC Fão a ter uma deslocação complicada a Lavra, domingo às 18h, local onde mora o atual segundo classificado da prova e candidato a subir de divisão.

III DIVISÃO - AD Limianos conquista primeira vitória

 



No derbi minhoto da sétima jornada do nacional da terceira divisão, seria A, em Ponte de Lima, a AD Limianos obteve o primeiro triunfo na prova, vencendo o vizinho Valença HC por 4-0.

Uma partida onde o vencedor e o resultado final foi estabelecido na segunda parte com golos de Eduardo Silva, João Campos "TT", Cândido Quintela e Miguel Vieira.

Com este desfecho, a AD Limianos passou a somar cinco pontos ocupando o decimo segundo lugar enquanto que o Valença HC tem apenas três, encontrando-se uma posição abaixo na tabela.

Na próxima jornada, a AD Limianos joga no reduto do Académico FC no dia 13 de dezembro e o Valença HC recebe em mais um derbi minhoto, o Cartaipense marcado para dia 14 de dezembro.

12.08.2025

III DIVISÃO - ADJ Vila Praia não vacila em Paredes e mantêm liderança

 



Com o triunfo obtido fora pela diferença mínima diante o USC Paredes por 4-3, em jogo da sétima jornada, a equipa de Vila Praia de Ancora continua no primeiro lugar do nacional da terceira divisão, seria A, agora com vinte e um pontos, mais dois que o CRPF Lavra que venceu nas Taipas por 5-0. 

Até ao momento a ADJ Vila Praia fez o pleno na prova, ou seja sete jogos, sete vitorias.

Diante um adversário, atual terceiro classificado com dezasseis pontos e que tem como objetivo também lutar pelos primeiros lugares, a ADJ Vila Praia chegou ao intervalo a vencer por 1-0, graças ao golo de Afonso Veiga.

No segundo tempo apareceram mais três golos para cada equipa, com a equipa de Nuno Pereira a responder sempre à igualdade alcançada ( 1-1 e 3-3 ) pela formação da casa.

O golo do triunfo foi alcançado no ultimo minuto por intermédio de Jorge Faria " Rato ", depois de João Coelho e Gustavo Lima ter feito os outros golos minhotos.

Um importante triunfo da ADJ Vila Praia, que assim continua a liderar a prova, tendo como adversário na próxima jornada, fora, o ultimo classificado, o CD Povoa B.

Foto Redes sociais da ADJ Vila Praia


II DIVISÃO - OC Barcelos B volta aos triunfos após cambalhota no marcador

 


Depois de ter perdido com o Sobreira e empatado com o Marinhense, a equipa B do OC Barcelos regressou às vitorias após superar o OH Sports em casa por 4-2, em partida da 9ª jornada.

Um importante triunfo que permite aos minhotos subirem ao oitavo lugar, agora com onze pontos.

Quanto ao jogo, valeu pela enorme entrega e união da equipa de Joka Ferreira, em especial na segunda parte, onde virou o marcador negativo de 2-0, para 4-2 a seu favor.

A equipa do OH Sports chegou ao intervalo a vencer por 1-0, ampliando logo no inicio do segundo tempo para 2-0 com golos de Pol Perpiñan e José Barreto.

Os barcelenses reagiram e no espaço de dois minutos viraram o resultado por Samuel Araújo com um bis e um de João Chaves.

O resultado final de 4-2 foi estabelecido com mais um golo de Samuel Araújo

Para a próxima jornada o OC Barcelos B desloca-se ao reduto do Infante Sagres, formação que ocupa os últimos lugares com quatro pontos obtidos.

12.07.2025

II DIVISÃO - Nau vianense continua em mar calmo, com mais um triunfo e liderança folgada.

 


Na receção ao Infante Sagres, a Juventude de Viana voltou a vencer, somando o seu decimo jogo consecutivo, contando pelo meio o triunfo em Valado de Frades para a Taça de Portugal, sobre o BIR.

Perante o penúltimo classificado, o resultado de 6-0, foi tipo, mudar aos três e acabar aos seis.

Na primeira parte marcaram Digo Gonçalves dois e um de Rafa Almeida, tendo na etapa final apontado, Rafa Almeida dois e um de Joaquin Fernandez.

O atleta chileno foi homenageado pela Juventude de Viana pela sua conquista do Campeonato Pan-Americano de Hóquei em Patins 2025, ao serviço da Seleção do Chile.

"  A Juventude de Viana prestou uma merecida homenagem ao nosso atleta Joaquín Fernandez, com a entrega de uma placa honorária que assinala a sua conquista histórica no Campeonato Pan-Americano de Hóquei em Patins 2025, ao serviço da Seleção do Chile.

O Joaquín leva o nome da AJV aos palcos internacionais com orgulho, dedicação e uma paixão enorme por estas cores.

É um exemplo dentro e fora da pista, e um verdadeiro motivo de orgulho para todos nós. 

Obrigado por representares a Juventude de Viana com alma e coração.

Esta homenagem é tão tua quanto nossa "

Com este triunfo, a Juventude de Viana lidera folgadamente o campeonato, somando agora vinte e sete pontos, tendo de diferença onze pontos para AA Coimbra, quinto classificado.

Pelo meio estão as equipas B, do FC Porto, Valongo e UD Oliveirense, que perante os regulamentos não podem subir de escalão. 

Para a próxima jornada, a Juventude de Viana, defronta uma equipa B, a da UD Oliveirense, quarta classificada com dezassete pontos.

Foto Redes sociais da Juventude de Viana.


II DIVISÃO - Famalicense AC volta a ganhar

 


Após um período de quatro derrotas seguidas para o campeonato, o Famalicense " engatou " e somou em Vale de Cambra o segundo triunfo consecutivo na prova por 3-1 diante o HA Cambra.

Depois de garantir na ilha da madeira a continuidade na Taça de Portugal, a formação de Miguel Viterbo conquistou um importante triunfo que lhe permite agora somar doze pontos e ocupar o sétimo lugar na classificação ao fim da nona jornada.

Ao intervalo os minhotos já vencia por 1-0, numa partida muito equilibrada e disputado pelas duas equipas.

O capitão famalicense , Juan Lopez esteve em destaque ao abrir e fechar o resultado, tendo pelo meio João Coelho e Ricardo Fallé apontando os restantes tentos.

Nota também para a boa exibição do guarda redes do Famalicense, Pedro Freitas, que com boas intervenções, duas delas em lances de bola parada, impediu outro resultado.

O campeonato segue com o Famalicense na decima jornada a jogar em casa com o Termas OC, equipa que ocupa o decimo lugar com nove pontos.

Foto Redes sociais do Famalicense AC

I Divisão - HC Braga sofre primeira derrota nas Goladas diante o Benfica

 


O líder do campeonato, Benfica veio ao Minho e nas Goladas superou o HC Braga por 5-2, aplicando o primeiro deslize caseiro da equipa de Jorge Silva na prova.

Se a tarefa bracarense era difícil, mais se tornou quando o Benfica no primeiro minutos abriu o marcador na jogada de saída,  por Roberto di Benedetto.

Apesar do golo madrugador, o HC Braga não se intimidou e procurou criar perigo junto da baliza defendida por Pedro Henriques.

No entanto em cima do intervalo, aos 23' o Benfica aumentou para  2-0 por João Rodrigues, de grande penalidade. Neste período a formação minhota protestou muito, sendo penalizada com cartão vermelho ( acumulação de amarelos ) ao treinador Jorge Silva e ainda amarelos a Paulo Pereira e Gonçalo Neto.

Para a segunda parte, o HC Braga podia ter reduzido aos 6' mas Gonçalo Neto desperdiçou um livre direto.

Aos 9' Paulo Pereira viu o cartão azul, situação que obrigou a sua equipa a jogar com menos um jogador e disso aproveitou o Benfica para elevar para 3-0 por João Rodrigues.

Ainda assim com menos um elemento o HC Braga acabaria por fazer o 3-1 por Santi Chambella no minuto a seguir.

Com o HC Braga a procurar encurtar o marcador, novo revês, ou seja mal terminou a inferior numérica, o Benfica aos 11' fez o 4-1 por Roberto di Benedetto.

Aos 21' Pedro Mendes e aos 23' Lucas Ordonez estabeleceram o 5-2, resultado com que terminou o jogo.

Um triunfo do Benfica por números exagerados perante o que se passou na pista, onde o melhor jogador do encontro acabou por ser o guarda redes Pedro Henriques.

Com o resultado o Benfica continua líder invicto agora com vinte e quatro pontos, tendo o HC Braga os mesmos dezasseis.

Para a próxima jornada , o HC Braga volta a jogar em casa recebendo o CH Carvalhos, enquanto que o Benfica na luz defronta o Tomar.

Foto: Redes sociais do HC Braga

12.05.2025

OC Barcelos x AD Sanjoanense cancelado

 


COMUNICADO OFICIAL

O jogo previsto para amanhã, frente à AD Sanjoanense, foi cancelado.

A pedido do clube adversário — e por motivos de saúde de um elemento do seu staff, que merecem todo o respeito e prioridade — a partida será remarcada para data a definir em 2026.

Neste momento, a vida e o bem-estar humano estão acima de qualquer competição. O Óquei Clube de Barcelos manifesta a sua total solidariedade e envia um abraço de força à AD Sanjoanense.

Desejamos rápidas e plenas melhoras. 💙🤍

Nos próximos dias, iremos divulgar informações sobre o processo de reembolso dos bilhetes já adquiridos, incluindo dias, horários e locais.

Agradecemos a compreensão de todos.

Fonte : OC Barcelos 

12.02.2025

Taça de Portugal - Sorteio dos 16/avos de final com derbi minhoto em Famalicão

 


Estão definidos os jogos dos 16/avos de final da Taça de Portugal, com a presença de cinco emblemas minhotos, OC Barcelos, HC Braga, Riba d'Ave da primeira divisão e Juventude de Viana e Famalicense AC do segundo escalão nacional.

A sorteio foram as seguintes formações, treze da primeira, onze da segunda e oito do terceiro escalão, tendo prevalecido ainda a condição de as equipas da primeira jogarem fora e não poderem se defrontar.

Há um derbi minhoto com o OC Barcelos a joga fora no reduto do Famalicense, uma visita do Tomar ao pavilhão Zé Natário para o duelo com a Juventude de Viana, o HC Braga com uma curta viagem a Matosinhos para medir forças com o CRPF Lavra e ao invés uma viagem à linha de Cascais do Riba d'Ave para o confronto com a Juventude Salesiana.


16/avos de final 

UF Entroncamento x FC Porto 

Acadêmico da Feira x Sporting CP

HC Marco x CH Carvalhos

AA Espinho x Juventude Pacense

HC Sintra x Candelária

Vilafranquense x AD Oeiras 

HC Santiago x Parede FC

Famalicense AC x OC Barcelos 

Juventude Salesiana x Riba d'Ave

Paço d'Arcos x UD Oliveirense

Criart - CD Povoa 

Juventude de Viana x SC Tomar

CP Sobreira x AD Sanjoanense

CRPF Lavra x HC Braga

HA Cambra x HC Turquel 

GD Sesimbra x Benfica 




Gala AP Minho 2025

 



Pela primeira vez, a Associação de Patinagem do Minho junta todas as suas modalidades numa só homenagem.

A 𝑮𝒂𝒍𝒂 𝑨𝑷 𝑴𝒊𝒏𝒉𝒐 𝟐𝟎𝟐𝟓 será uma noite de mérito, paixão e orgulho minhoto onde serão distinguidos todos aqueles que, diariamente, constroem a história da patinagem no Minho.

O evento realiza-se dia 19 de dezembro às 21h30 no Pavilhão Municipal de Caminha - Fernando Lima.

Mais informações, consulte o site da www.apminho.pt 

https://www.apminho.pt


A Associação de Patinagem do Minho tem a honra de apresentar a Gala da AP Minho 2025, a primeira edição de um evento que celebra, de forma conjunta, todas as modalidades que integram o universo da AP Minho. Esta Gala constitui um marco histórico para a Associação, afirmando-se como um espaço de reconhecimento público, valorização desportiva e celebração coletiva. O propósito central desta noite solene é homenagear todos aqueles que, ao longo da época, contribuíram para o prestígio, o crescimento e a afirmação das nossas modalidades, elevando o nome do Minho no plano competitivo e formativo. Atletas, treinadores, dirigentes, árbitros, equipas e clubes vêem aqui reconhecido o seu empenho, dedicação e mérito. A par das homenagens, esta primeira edição apresenta um conjunto de Distinções Especiais, destinadas a enaltecer carreiras, feitos e contributos de relevância excecional para o desenvolvimento da patinagem no Minho, assumindo-se como o momento mais simbólico da Gala. A Gala da AP Minho 2025 é, assim, mais do que a celebração de um ano desportivo: é o início de uma tradição que honra o passado, valoriza o presente e inspira o futuro das nossas modalidades. A todos os homenageados, nomeados e convidados, a AP Minho manifesta o seu profundo agradecimento e reconhecimento.