3.21.2012

Minhotos no Estrangeiro - César Torres joga no RHC Diessbach da Suiça

O Blog Hóquei Minhoto prossegue o seu percurso dos minhotos a jogarem fora de Portugal. Depois de Diogo Gomes, Eduardo Mendes, Ricardo Lopes e Rui Faria, desta vez estivemos com César Torres.
Um minhoto nascido em 1987 na cidade de Barcelos e que joga no RHC Diessbach da Suiça, juntamente com os já entrevistados Rui Faria e Eduardo Mendes

(à esquerda na foto)

Porque razão a Suiça para viver ? Para jogar hóquei ou por outros motivos?
Vim para a Suiça em 2010. Eu ja queria vir trabalhar para a Suiça. Esse foi o primeiro objectivo. Depois surgiu esta oportunidade de jogar e trabalhar. Nesse aspecto nem pensei duas vezes. Juntar o útil ao agradável. Não estou nada arrependido de ter feito esta opção. Sair de Portugal para trabalhar e poder jogar foi excelente. No entanto não posso esconder que a principal razão porque sai de Portugal foi por motivos financeiras.

Esta possibilidade de jogar tem sido uma boa experiência?
Tem sido uma boa experiência e acho que não podia ter sido recebido melhor.Encontrei um bom Ambiente e um bom grupo de colegas e principalmente amigos da terra que ajudaram e muito a que esta experiência seja muito proveitosa. Nunca pensei que pudesse em pouco tempo juntar toda esta situação.

Com este tempo já na Suiça as diferenças do hóquei em patins são evidentes em relação a Portugal?

Aqui o hóquei não é uma modalidade profissional como existe em alguns clubes em Portugal. Ainda procura o seu espaço na modalidade. A evolução apesar de lenta já mostra alguns aspectos positivos. Não só a nível de jogadores também a nível da arbitragem. Mas os suíços querem e estão a apreender para depois colherem os frutos daqui a uns anos.
A grande dificuldade é que os clubes não apostam muito na formação de novos jogadores. Outra dificuldades é porque só treinamos tres vezes por semana e isso reflecte-se na resistencia física dos jogadores.


Com este um autentico clã minhoto a jogar RHC Diessbach quais são os objectivos da equipa para a presente temporada? ( na altura da publicação o Diessbach ocupa a terceira posição na prova)
Ser campeão é dificil mas neste campeonato tudo é possível. Acredito na minha equipa por isso acho que vamos fazer um bom capeonato. E queremos voltar a ganhar a Taça Da Suiça.

Como tens assistido à saída de muitos jogadores portugueses para o estrangeiro?
Na minha opinião a crise que Portugal atravessa neste esta a "obrigar" os jogadores a arranjar outros clubes no estrangeiro e em muitos casos, como o meu, os jogadores veem para trabalhar e o hoquei passa a segundo plano.

Falando agora de Barcelos e do teu clube do coração. Como te formaste como jogador?
Desde que soube que existia o blog hóquei minhoto que procuro saber como vai o meu clube do coração que é o Óquei de Barcelos. Foi o meu primeiro clube e foi la que fiz as camadas jovens, clube que nunca esquecerei. Comecei com doze anos no Óquei clube de Barcelos. O primeiro ano de sénior foi no Sport Clube de Barcelinhos, onde estive uma época. Depois fiz duas epocas no Cartaipense antes de vir para a Suiça.. O Cartaipense merece a minha gratidão já que me derem um oportunidade de evoluir como jogador.


E o campeonato português como vez o duelo Porto-Benfica?
Sim tenho acomapanhado e gostaria de ver outro clube a ser campeão. Quantos às equipas do Minho,acho que todas tem condições para fazer uma boa prova, mas conforme vejo a classificação vai ser uma prova para decidir até ao fim quem fica na primeira divisão.

Desde a Suiça fica um grande abraço de amizade para o blog hóquei minhoto que aqui é uma referência para todos nós minhotos.Ja mesmo os suíços consultam para saber o que se passa em Portugal e no Minho em especial porque o hóquei em patins no Minho é considerado uma excelente casa para formar jogadores.
Todos os dias consulto o blog para saber novidades de Barcelos e não só.
Desejo ao Miguel Bastos felicidades neste esforço em promover a modalidade, muito esquecida neste momento.
Fica também um abraço a todos os meus amigos e familiares. E VIVA O MINHO...

Sem comentários:

Enviar um comentário