11.09.2017

Minhoto Rafael Curto brilha como treinador em Coimbra.



Há um minhoto que brilha em Coimbra com a lição bem estudada como treinador de hóquei em patins.
Natural de Fão deixou a sua terra em 2012 para abraçar um projecto na AA Coimbra.
Recentemente conquistou um honroso sexto lugar com a equipa de sub 15 da AA Coimbra no Euro sub 15 em Barcelona.
Ao Hóquei Minhoto falou desta sua experiência, do seu percurso e das suas raízes.


Como começou a paixão pelo hóquei em patins ?

" Foi no Minho que iniciei a minha ligação com o Hóquei em Patins, como atleta e treinador e só aos 19 anos é que rumei para Coimbra.  Apesar de já estar à cinco anos em Coimbra, continuo a acompanhar os clubes do Minho e o excelente trabalho que é desenvolvido nesta região. Obviamente, que tenho um carinho especial pelo clube da minha terra, o Hóquei Clube de Fão, clube que me viu crescer como atleta e mais tarde como treinador ".


A experiência como treinador deu-se quando ?

" Iniciei a minha carreira de treinador aos 17 anos, e já trabalhei com todos os escalões desde os sub-7 aos seniores masculinos. 
Experiência essa, que me faz afirmar que é extremamente importante desenvolver um bom trabalho nos escalões de formação. Se não houver qualidade de trabalho na etapa formativa do atleta, dificilmente este estará preparado para corresponder às exigências naturais da etapa competitiva ".

Em Coimbra a carreira tem corrido bem. Qual o segredo ?

" Ao longo destes cinco anos de trabalho desenvolvido na Associação Académica de Coimbra, cresci muito como treinador, numa casa com muita história e tradição. Obviamente, que os títulos conquistados são importantes e fruto do bom trabalho que é desenvolvido neste clube. Só com muita dedicação é que se torna possível alcançar todos estes títulos regionais, assim como os bons lugares no panorama nacional e este último excelente 6º lugar na prova europeia de sub-15 ".


Esperavas atingir este êxito tão cedo ?

" Confesso que quando iniciei o meu percurso como treinador, não esperava que aos 24 anos já tivesse conquistado um campeonato nacional de seniores masculinos nos CNUs, três campeonatos regionais e muitos outros títulos que só me fazem acreditar e motivam-me para aprender e trabalhar cada vez mais para tentar chegar o mais longe possível nesta modalidade ". 

Que tens a dizer do Hóquei Minhoto como divulgador da modalidade ?

" Gostaria de enaltecer o trabalho desenvolvido pelo Hoquei Minhoto. Acompanho frequentemente e considero bastante importante para a modalidade estas iniciativas. Parabéns pelos 6 anos de existência e que continuem por muitos mais, porque o Hóquei precisa e merece ser divulgado ".

Desde já o Hóquei Minhoto agradece as palavras e deseja a Rafael Curto as maiores felicidades pessoais e desportivas.
Um abraço

Fotos: Jornal O Fangueiro, Luís Pratas e EurockeyCup

Sem comentários:

Enviar um comentário