Com forte implementação a nível masculino nos campeonatos nacionais, a realidade no que diz respeito ao hóquei em patins feminino é bem diferente.
A prova disso é a não participação de uma seleção feminina da AP Minho no Torneio Inter Regiões.
O Hóquei Minhoto procurou junto da AP Minho e ficou a saber que neste momento a nível feminino são cerca de vinte, as atletas que praticam a modalidade, mas que em termos de idade não chegam para compor uma equipa e participarem no Inter Regiões.
É preciso recuar ao ano de 1995 para encontrarmos uma equipa feminina minhota, sendo ela do OC Barcelos. Perante a ausência de equipas, a formação barcelense foi obrigada a disputar o regional da AP Porto.
Com a orientação do treinador Carlos Cruz, a subida ao nacional foi quase uma realidade, mas no final da competição, as barcelenses terminaram em quarto lugar.
Apesar da ausência de um campeonato feminino de hóquei em patins no minho, várias tem sido as atletas minhotas que seguem ou seguiram a modalidade, em várias funções
É o caso de Maria Silva que atualmente veste a camisola do SL Benfica, depois de ter começado aos oito anos no HC Braga e ter passado pelo Gulpilhares e CH Carvalhos.
Também Bruna Silva, natural de Ponte de Lima, continuou a jogar ao mais alto nível no Infante Sagres, mas neste momento está parada, ajudando neste momento os sub 15 da AD Limianos.
Por fim Cláudia Rego que chegou a ser arbitra , tendo dirigido jogos da primeira divisão nacional. Atuamente vive na Suíça onde continua a dirigir jogos e a praticar a modalidade no RHC Diessbach.
Tudo isto porque entre 22 e 24 de fevereiro realiza-se no Luso o Inter regiões feminino.
Integrado na estratégia de desenvolvimento do Hóquei em Patins Feminino que tem sido desenvolvida pela FPP e pela Direção Técnica Nacional, e após uma edição piloto realizada há mais de 10 anos não ter tido continuidade, realiza-se este ano a primeira edição do Torneio Inter-Regiões Feminino.
Esta edição vai acontecer no fim-de-semana de Carnaval, entre 22 e 24 de fevereiro, e terá lugar no Pavilhão Municipal de Luso.
De forma a potenciar a participação do maior número de atletas, e o desenvolvimento do hóquei em patins feminino, as seleções associativas participantes:
Serão compostas por atletas nascidas nos anos de 2003 a 2006;
Serão idealmente constituídas por 10 jogadoras (8 JC e 2 GR), sendo que serão aceites seleções com o mínimo de 8 jogadoras (7JG e 1GR);
Poderão completar a sua equipa com a participação de atletas de outras associações, não inscritas na prova.
Participam este ano seis seleções associativas – AP Alentejo, AP Aveiro, AP Coimbra, AP Lisboa, AP Porto e AP São Miguel -, disputando-se a prova num modelo de campeonato, com 5 jornadas.
A prova poderá ser acompanhada em direto na FPP Tv, que transmitirá todos os jogos, ou na página das competições de hóquei em patins através dos resultados em direto.
Sem comentários:
Enviar um comentário