6.11.2012

Juniores - HC Braga vence AD Valongo por 9-7



Foi muito o publico que se deslocou a Braga para assistir ao encontro entre os minhotos e o Valongo, onde no final todos deram por bem entregue o tempo passado dentro do pavilhão.
O jogo prometia emoção, golos e casos. Desde muito cedo isso ficou provado com a AD Valongo a entrar praticamente a ganhar com o golo de Pedro Mendes logo aos quarenta segundos. O HC Braga mais rápido sobre o esférico chegou ao empate aos 3' por André Ferreira em situação de "power play" após cartão azul mostrado a João Souto por protestos.
Esta exclusão de João Souto desorientou por completo o Valongo que em segundos viu o HC Braga marcar três golos por Afonso Machado, Ricardo Guimarães e Hélder Nunes passando a vencer por 4-1. Perante a vantagem os minhotos nunca deixaram de ataque mas os postes e a exibição do guarda redes do Valongo evitaram o pior durante cinco minutos. Aos 14' o Valongo reduziu por João Souto, mas o HC Braga endiabrado voltou a colocar rapidez na pista e ate ao intervalo fez mais dois golos por Ricardo Guimarães e André Ferreira. No ultimo minuto antes do descanso o Valongo reduziu para 6-3 por intermédio de Alberto Marinho.




A segunda parte começou com a AD Valongo a desperdiçar uma grande penalidade por Vítor Moreira por cartão azul mostrado ao guarda redes minhoto, Rodolfo Sobral. Para o seu lugar entrou Francisco Almeida que evitou no lance o quarto golo visitante, obrigando o Braga a  jogar em inferioridade numérica, da qual os visitantes não conseguiram marcar.
Aos 5' o Valongo introduziu a bola na baliza bracarense mas o árbitro anulou considerando que o remate de Pedro Mendes efectuado atrás da linha de meio ringue fez uma trajectória oval...
Volvido um minuto o Braga aumentou por Hélder Nunes fazendo o 7-3. Os minhotos continuavam a carregar e aos 9' João Souto introduzir de forma involuntária o esférico na sua baliza estabelecendo o 7-4.
Sempre com os olhos na baliza do Valongo, o Braga continuou e aos 13' fez o 8-4 por Hélder Nunes na transformação de um livre direto por cartão azul mostrado a Bruno Moreira por protestos.
Foi então que com quatro golos de vantagem o Braga desacelerou e também com alguma quebra física dos seus atletas  fez com que o Valongo reagi-se por João Souto de grande penalidade aos 16' fazendo o 8-5.
Na ânsia de discutir o resultado o Braga aproveitou o balanceamento ofensivo e aos 18' fez o 9-5 por Miguel Vieira.
Com as duas equipas com nove faltas cada o jogo entrou nos últimos cinco minutos. A primeira formação a cometer a décima falta foi o HC Braga onde Joaquim Dias de livre direto reduziu para 9-6. Volvidos dois minutos foi a vez do Valongo cometer a sua décima falta de equipa, mas Hélder Nunes não aproveitou.
Aos 23' e já sem João Souto que tinha saído lesionado, Pedro Mendes fez o resultado final em 9-7. Até ao fim assinale-se mais um cartão azul para o Valongo desta vez para Vítor Moreira.
Um triunfo justo do HC Braga perante um Valongo que apesar da derrota nunca desistiu de lutar pelo melhor resultado.
Nota final para a arbitragem de Paulo Almeida de Aveiro que foi péssima a nível técnico. Ao longo de todo o jogo vários foram os erros que prejudicaram as duas equipas. O juiz mostrou estar em ringue algo distraído não ouvindo a buzina várias vezes e interrompeu o jogo sem que tal o justifica-se, nomeadamente em lances onde a baliza estava fora do sitio. Quanto ao golo anulado ao Valongo o sinal de "meia lua" explicou a analise de um remate fortíssimo com o suposto efeito oval por parte do jogador do Valongo...Uma situação que provocou risos nas bancadas.
Com este triunfo o HC Braga assumiu a liderança com sete pontos, seguido do FC Porto com cinco que venceu em Gaia por 12-3, do Valongo com quatro e do Gulpilhares com zero.
Na próxima ronda o HC Braga desloca-se a Gaia enquanto que o FC Porto joga em casa com o Valongo. Será a segunda volta. Na primeira volta  o HC Braga venceu em casa o Gulpilhares por 17-8. Já o FC Porto empatou a cinco bolas em Valongo.

Ficha técnica
Pavilhão das Goladas em Braga
Árbitro: Paulo Almeida de Aveiro

HC Braga 9
Rodolfo Sobral, Afonso Machado, Ricardo Guimarães, Hélder Nunes e André Ferreira
Suplentes: Francisco Almeida gr, Nuno Silva, Pedro Silva, Ricardo Pinheiro e Miguel Vieira
Treinador: André Torres

AD Valongo 7
Domingos Soares, Pedro Mendes, João Souto, Vítor Moreira e Alberto Martinho
Suplentes: Ricardo Baltarejo, Nuno Pinto, Bruno Moreira, Joaquim Dias e André Realista
Treinador: Paulo Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário