11.08.2012

OC Barcelos regressa à Europa este sábado



A turma minhota do OC Barcelos regressa esta temporada às competições europeias após três anos de ausência defrontando esta sábado às 21.30 no seu pavilhão o Uttigen em jogo da Taça Cers.
O Blog Hoquei Minhoto numa parceria com o amigo Fernando Castro, um amante da modalidade recorda primeiro titulo europeu dos minhotos alcançado no ano de 1991.

26ª  Taça dos Clubes Campeões Europeus - 1991

Esta foi a primeira competição europeia ganha por uma equipa minhota, neste caso o OC Barcelos.
Participaram na prova os campeões de Portugal, Espanha, Itália, Suiça, Holanda, Alemanha, França e Bélgica.Uma vez que o FC Porto tinha ganho a edição de 1990, Portugal teve direito a inscrever uma segunda equipa, neste caso o OC Barcelos por ser segundo classificado no nacional 89/90.

Caberia ao OC Barcelos disputar a primeira eliminatória contra o campeão da Alemanha, o RESG Walsum, onde os minhotos não tiveram qualquer dificuldade em vencer com triunfos "gordos", 13-2 e 16-4.
Seguiram-se os quartos de final onde o sorteio colocou frente a frente as duas equipas portuguesas.
A eliminatória foi muito equilibrada, onde os minhotos venceram por 5-4 em pleno Pavilhão Dr Américo de Sá, depois do empate em casa a quatro bolas, garantindo a passagem às meias finais onde defrontou os franceses do La Vandeenne.
Nesta fase os barcelenses obtiveram duas vitórias expressivas em casa por 22-3 e em França 22-0, garantindo o lugar na final.
Nos jogos de todas as decisões o adversa´rio foi Roller Monza de Itália que tinha afastado o Corunha de Espanha. nos quartos de final e os suíços do Thunerstern.
A primeira mão disputou em Barcelos tendo terminado o jogo com uma igualdade a quatro bolas.
O vencedor acabou por ser encontrado em Itália onde os minhotos venceram por 5-4 no prolongamento com um golo de Pedro Alves como podem recordar no link abaixo mencionado

http://www.youtube.com/watch?v=8JmAxIM9r6s


A equipa do OC Barcelos era composta entre outros por Guilherme Silva e Vítor Silva guarda redes, Paulo Alves, Pedro Alves, Alfredo Silva, Domingos Carvalho, Sérgio Nunes e Pedro Mendes. O treinador era Cristiano Pereira tendo como adjunto José Querido

Na sequência deste triunfo os minhotos conquistariam mais dois troféus internacionais.
A Super Taça Europeia em dezembro de 1991 derrotando o Sporting CP que tinha sido vencedor da Taça das Taças desse ano. Em Barcelos os minhotos venceram por 11-2 e em Lisboa por 5-3.
Seguiu-se a Taça Intercontinental em Março de 1992 contra a equipa brasileira do Sertãozinho com duas vitorias em terras brasileiras por 2-1 e 7-3.

Sem comentários:

Enviar um comentário