O Valença HC apenas precisou de três anos para chegar ao escalão maior da modalidade.
Um projecto iniciado em setembro de 2013, tendo como mentor principal Miguel Fernandes, "Micha" como é conhecido no meio da modalidade, que assumiu esse desafio.
Um grupo experiente entre eles Paulo Matos, Tomba, Hélder Martins, Diogo Sá ao qual se juntaram, Pedro Conde, Tiago Fornelos e Serginho entre outros, tendo como treinador Paulo Morais.
Uma aposta ganha visto que os valencianos mostraram estar sempre ao lado do projecto de colocar a equipa ao mais alto nível.
No final de março de 2014 o Valença HC ( ver foto 1 ) alcança a subida à segunda divisão após vencer em casa o Penafiel por 7-2.
Ao longo da prova os minhotos que terminaram em primeiro lugar com quarenta pontos, venceram treze jogos, empataram um e foram derrotados apenas por três vezes.
Com o primeiro lugar na Zona Norte do terceiro escalão, o Valença HC procurou juntar o titulo nacional mas não foi capaz após ser derrota pelo Benfica B.
Nota para a sua participação nessa época na Taça de Portugal que nos oitavos de final obrigou o FC Porto a "suar" para seguir em frente após cair no prolongamento no golo de ouro.
Seguiu-se a estreia na segunda divisão, zona norte onde acabou por terminar num sexto lugar a escassos seis pontos do segundo e a sete do primeiro, na altura HC Braga e HA Cambra respectivamente.
Com poucas mexidas no grupo de trabalho onde se registaram as entradas do experiente Jorge Maceda "Xixa" e do jovem internacional angolano Ziga Campos o projecto valenciano já mostrava quer chegar mais alto.
Durante essa temporada caiu na Taça de Portugal nos 16/avos diante o Valongo por 6-5.
Finalmente esta época a subida de divisão.
Um sonho tornado realidade na ultima jornada após vencer o OC Barcelos B por 4-3.
A caminhada não foi fácil, onde lutou arduamente com o vizinho Riba d'Ave e com a AA Espinho com um plantel muito reduzido depois das saídas a meio da época de Néné Magalhães e de Jorge Faria "Rato".
Chegou a estar muitas jornadas sem perder, ate que em Espinho sofreu a primeira derrota, resultado que originou a queda para o terceiro lugar.
No entanto na antepenúltima jornada uma vitoria do Famalicense em Espinho que tinha ganho ao Riba d'Ave possibilitou a subida ao primeiro lugar.
Destaque para a veia goleadora de Zé Braga que apontou sessenta e três dos cento e catorze golos valencianos.
Destaque para a veia goleadora de Zé Braga que apontou sessenta e três dos cento e catorze golos valencianos.
Na taça de Portugal ainda luta por um lugar na final four onde joga este sábado com o OC Barcelos.
Mas a temporada ainda não acabou. O Valença HC vai medir forças com o Sp Tomar para a atribuição do campeão nacional da segunda divisão.
Por fim a forma como cresceu o Valença para a modalidade é o Torneio Eurocidade que com duas edições já realizadas reuniu no Alto Minho equipas como o OC Barcelos, Sporting CP, Benfica, Corunha e Cerceda.
FOTOS: HÓQUEI MINHOTO
Sem comentários:
Enviar um comentário