4.15.2020

Jorge Maceda " Xixa " - " Em França as pessoas cumprem. As que não cumprem são multadas "



Jorge Maceda " Xixa " que começou na Sanjoanense tem  uma longa carreira em especial no minho onde vestiu as camisolas do OC Barcelos, Juventude de Viana, Vitoria de Barcelinhos, HC Braga, Valença HC e Riba d'Ave, ao qual se juntam as passagens pelo Portosantense, Candelária, UD Oliveirense e CD Povoa.

Ao Jornal Barcelos Popular relatou como está a viver toda a situação criada pela pandemia do Coronavírus. 


A jogar e a trabalhar há vários anos em França, Jorge Maceda está a viver a situação do novo Coronavírus com apreensão. 
Longe da mulher e das filhas, Xixa, como é conhecido no mundo do hóquei e que ao longo de vários anos deslumbrou com o seu jeito peculiar nos pavilhões de Barcelos e Barcelinhos, onde jogou com a camisola do Óquei e do Vitória, falou com o Barcelos Popular sobre a actual situação.
“ Estou em França sem a família mas falo diariamente com eles, estou sempre ao corrente de tudo o que se passa e realmente é uma situação bastante crítica. Faço por ter os cuidados mínimos, mesmo quando vou ao supermercado ou quando tenho mesmo que sair, tento sempre estar distante das pessoas para que nada me aconteça e tento sempre ir de luvas e máscara. É verdade que estou aqui sozinho, tenho a família em Barcelos, e já me informei sobre a situação de poder ir a Portugal, mas não está fácil. As fronteiras estão fechadas, os aeroportos nem sempre estão abertos e se tentasse regressar a Portugal era através da Embaixada”, explicou.
Em casa há quase um mês “não estou a trabalhar, mas a qualquer momento posso ser chamado. Sou preparador de automóveis e agora, como os carros são vendidos online, a qualquer momento posso ser chamado, e assim fica difícil ir a Portugal”.
Xixa falou do momento desta crise em França: “Agora as pessoas tiveram a consciência de não sair à rua e se tiveres de sair é preciso um documento e o cartão de cidadão e as multas são pesadas. A primeira multa é de 130 euros e a segunda já é de mais de 1000 euros. Aqui os polícia não brincam, mesmo, porque estão a levar isto a sério e porque a situação está crítica, e segundo sei, à terceira multa que se apanha vai-se preso durante três meses. Portanto, aqui não se está a brincar e não se vê ninguém nas ruas”.
Actualmente, Jorge Maceda está a dividir a casa com dois amigos jogadores: “A minha sorte é que estou com mais dois atletas e neste momento fazemos muitas coisas, nomeadamente trabalho físico, pois aqui parou tudo mas temos de nos manter em forma. 
Sou treinador e jogador num clube da segunda divisão (RH Gleize) e neste momento estou a par de tudo com o presidente”.
O atleta acredita que o mundo vai dar a volta à situação: 
“Acredito que sim pois Espanha e Itália são um grande exemplo para Portugal e espero que as pessoas, nomeadamente as barcelenses, levem isto muito a sério porque não é nenhuma brincadeira. Vê-se mortes atrás de mortes e espero que as pessoas cumpram as normas. O meu conselho é para não saírem de casa. Em Portugal não é preciso a polícia intervir, pois as pessoas têm de ter consciência de que não podem sair de casa e espero que reflitam sobre esta situação para que tudo isto passe rapidamente”.

Cortesia: Jornal Barcelos Popular

Sem comentários:

Enviar um comentário