8.29.2025

Conheça o plantel do HC Fão

 


O plantel do Hóquei Clube de Fão para disputar o nacional da terceira divisão, zona norte encontra fechado.

Em relação ao último campeonato, saíram o Justiniano Santos  ( encerrou a carreira como jogador mas ficará integrado na estrutura de apoio ), Bruno Lopes e o Miguel Araújo. 

Para colmatar as saídas do plantel juntaram-se à equipa fangueira, vindos do CD Póvoa, os atletas Lucas Baptista, Francisco Lima e André Torrão, bem como Daniel Lucas que se encontrava sem clube.

Da época anterior transitam Tiago Vilaça, David Lima, David Maia, Gonçalo Azevedo, Ivo Ventura, João Santos, Rui Morais, Bernardo Silva e Tomás Barbosa. 

O treinador é José Querido e a equipa irá iniciar o seu trabalho no dia 01 de Setembro.

8.27.2025

Patins já rolam no OC Barcelos

 

O OC Barcelos depois dos habituais exames médicos, calçou os patins e já sob a orientação de Rui Neto realizou os primeiros treinos no pavilhão municipal de Barcelos. ( foto redes socias do OCB )

Estiveram presentes doze atletas, entre os quais quatro jogadores da equipa B, para colmatarem as ausências de Luís querido, Miguel Rocha e o guarda redes Guillem Torrents, que se encontram ao serviços das seleções com vista ao Europeu em Paredes na próxima semana.

A equipa barcelense viu sair o guarda redes Conti Acevedo para o Benfica, Danilo Rampulla para o Sporting, Pol Manrubia para o FC Porto, Santi Chambella emprestado ao HC Braga e Poka que deixou de jogar, passando a diretor desportivo.

Como reforços chegaram o guarda redes Guillem Torrents ex Igualada, Tato Ferrucio ex Corunha, Carlos Ramos e Kyllan Gil ambos ex Valongo e Ivan Morales ex Noia.

Antes do inicio do campeonato nacional, o OC Barcelos vai participar no Mundial de Clubes na Argentina em San Juan entre os dias 1 e 5 de outubro.

A estreia no nacional está marcada para o dia 12 de outubro com a deslocação ao FC Porto.


Plantel 

Guarda redes

Guillem Torrents ex Igualada

Luís Belchior


Jogadores de campo

Miguel Vieira

Luís Querido

Tato Ferrucio ex Corunha, 

Carlos Ramos ex AD Valongo

Kyllan Gil ex AD Valongo 

Miguel Rocha

Pedro Silva

Ivan Morales ex Noia

Treinador Rui Neto


8.26.2025

XIV Taça Crédito Agrícola do Noroeste joga-se dia 5 de setembro em Viana do Castelo

 



O Pavilhão Zé Natário recebe no dia 5 de setembro, a XIV edição da  Taça Crédito Agrícola do Noroeste, um troféu entre duas equipas do Minho e que serve nomeadamente de preparação para a próxima temporada.

Recorde-se que as duas equipas este ano estão em escalões diferente, em especial a Juventude de Viana que vai disputar o nacional da segunda divisão, zona norte.

Acrescente-se que o OC Barcelos já conquistou o troféu por oito vezes e a Juventude de Viana três, com a curiosidade de terem sido obtidos os três em Viana do Castelo


OC Barcelos ( Viana do Castelo ) 2014

OC Barcelos ( Barcelos ) 2015

Juventude Viana ( Viana do Castelo ) 2016

OC Barcelos ( Barcelos ) 2017

Juventude Viana ( Viana do Castelo ) 2018

OC Barcelos ( Barcelos ) 2019

OC Barcelos ( Viana do Castelo ) 2020

OC Barcelos ( Barcelos ) 2021

Juventude Viana ( Viana do Castelo) 2022

OC Barcelos ( Viana do Castelo) 2023

OC Barcelos ( Barcelos) 2024

HC Braga apresenta-se com o objetivo de fazer melhor que o 11º lugar da época passada.




O novo treinador sénior bracarense, Jorge Silva, mostrou-se motivado e confiante para o desafio na apresentação da equipa para a temporada que se aproxima.
A formação minhota regista cinco novas caras com o objetivo de melhorar a classificação da época passada, onde terminou em 11º lugar.
O inicio do campeonato está agendado para o dia 12 de outubro com o HC Braga a deslocar-se a Paços de Ferreira para medir forças com a Juventude Pacense, seguida da receção ao Tomar.

"Com muita vontade, alguma ansiedade natural, algo que sem contar e com alguma surpresa com o clube, na ordem do presidente Luís Botelho, que me convidou.
E eu tive poucas dúvidas de aceitar este projeto, porque é um clube que me diz muito, há dois anos que me trata muito bem e que eu vejo que tem uma margem de progressão para se tentar intermeter aí nos patamares e nos lugares mais altos neste campeonato, no melhor campeonato do mundo», em declarações ao Jornal Diário do Minho.

«Já tenho experiência como treinador nas camadas jovens, no clube onde eu estive, na União Desportiva Oliveirense e, para quem me conhece, fui sempre e continuarei a ser e vou ser um apaixonado
do hóquei patins. Sempre olhei para o jogo do hóquei patins não só como atleta, mas a tentar perceber o hóquei e nesta primeira fase vou tentar passar muito daquilo que foi o meu conhecimento de uma carreira longa e costumo dizer, aprendi com os melhores, vou tentar dar o meu melhor por este clube que bem merece e por este grupo de jogadores que também merecem que esta malta que está por fora dê o melhor para eles», acrescentou.
O técnico, que rendeu Tó Neves, que deixou, cinco épocas depois, a turma bracarense, sublinhou, ainda a qualidade e a ambição do plantel.

 «Temos plantel, temos ambição, temos tudo aquilo que o clube nos está a proporcionar. Nestes últimos dois meses de preparação para esta nova época, estou extremamente confiante e agradecido ao clube, agradecido ao presidente e é isso que nós vamos prometer:
é jogo a jogo, mostrar que queremos ganhar todos os jogos sabendo que é difícil, mas aí o objetivo mesmo é fazer melhor que a época
passada».

Plantel do Hóquei Clube de Braga 
Guarda redes
Tomás Teixeira e Diogo Fernandes

Defesas
Ferran Gimenez (ex-Réus ), Santiago Chambella (ex- OQ Barcelos), Paulo Pereira e Pedro Mendes

Avançados
António Trabulo, Filipe Fernandes (ex-Amatori Lodi), Gonçalo Neto (ex- SC Tomar) e Guilherme Magalhães (ex- AJ Viana)

Equipa técnica
Treinador: Jorge Silva
Técnicos adjuntos: Edgar Abreu
Preparador Físico: Álvaro Carvalho
Treinador de guarda-redes: Rui Russo

Direção
Presidente: Luís Botelho

Com Diário do Minho

8.21.2025

Saiba quando as equipas minhotas regressam ao trabalho

 



Com três equipas na primeira divisão, OC Barcelos, HC Braga, Riba d'Ave, três na segunda, zona norte, Juventude de Viana, Famalicense AC e OC Barcelos B e seis na terceira nacional, AD Limianos, ADJ Vila Praia, Cartaipense, HC Fão, Valença HC e Riba d'Ave B, o inicio dos trabalhos estão agendados para as seguintes datas:


Dia 19 de agosto

Valença HC (3ª D )


Dia 25 de agosto

OC Barcelos (1ª D )

HC Braga (1ª D )

Riba d'Ave ( 1ª D )

Famalicense AC ( 2ª D )


Dia 1 de setembro

Juventude de Viana ( 2ª D )

OC Barcelos B (2ª D )

AD Limianos ( 3ª D )

ADJ Vila Praia ( 3ª D )

Cartaipense ( 3ª D )

HC Fão ( 3ª D )


Acrescente-se que a Escola Desportiva de Viana abdicou de participar na terceira divisão nacional por não conseguir reunir o numero suficiente de atletas para formar uma equipa.


8.18.2025

OC Barcelos B com poucas mexidas para disputar a segunda divisão.

 



Depois de ter vencido o nacional da terceira divisão nacional, seria A e de ter conquistado o titulo de campeão do mesmo escalão, a equipa do OC Barcelos B para disputar o segundo escalão nacional, faz poucas alterações no seu plantel.

As saídas de Tomas Monteiro gr e de Diogo Gonçalves ambos para a Juventude de Viana, vão ser colmatadas com as entradas de Tiago Belchior ex CD Povoa, Francisco Monteiro ex sub 17 do FC Porto e Rodrigo Rodrigues ex sub 17 da AD Valongo

Os trabalhos tem o seu inicio marcado para o dia 1 de setembro, sendo que a equipa continua a ser orientada por Joka Ferreira.


Guarda Redes 

Martim Oliveira sub 19

Simão Araújo sub 17

Rodrigo Gomes promovido dos sub 17


Jogadores de campo

João Chaves 

Gonçalo Silva

Mika

João Duarte

Samuel Araújo sub 19

Martim Bento sub 19

Gonçalo Monteiro

Ruben Costa 

Miguel Martins

Francisco Monteiro ex sub 17 do FC Porto

Rodrigo Rodrigues ex sub 17 da AD Valongo

João Afonso sub 19

Tiago Belchior ex CD Povoa



8.06.2025

ED Viana abdica de participar na terceira divisão nacional na próxima época.

 


A formação da Escola Desportiva de Viana não vai disputar no campeonato nacional da terceira divisão, no que diz respeito a seniores.

Ao que o Hóquei Minhoto apurou, a decisão prende-se com a dificuldade de compor um grupo de trabalho para disputar a prova.

Várias situações motivaram a decisão, entre elas as saídas de jogadores para clubes vizinhos e também a de compromissos universitários e pessoais de outros.

Recorde-se que a ED Viana já tinha anunciado a renovação com o treinador Passos Lomba bem como os atletas Carlos Campos e André Costa.

Neste capitulo a ED Viana apenas tinha até ao momento apenas seis jogadores seguros para a próxima época, segundo conseguimos saber.

Com um numero reduzido, a ED Viana decidiu não participar no terceiro escalão nacional.


8.04.2025

José Querido volta ao Minho agora para orientar o HC Fão.

 



Após um ano ao serviço do Alcobacense, onde conseguiu um honroso oitavo lugar na segunda divisão, zona sul, o treinador José Querido está de regresso ao norte, desta vez para orientar o HC Fão que vai disputar a terceira divisão, serie A.

Para o experiente técnico, a aposta do clube fangueiro servirá para afirmar a coletividade no panorama desportivo em especial a nível de hóquei em patins.


José Querido com um vasto currículo, desde selecionador nacional de Portugal e Moçambique e seleção feminina do Chile,  a passagens pelo OC Barcelos, Juventude de Viana, UD Oliveirense, Portosantense, Famalicense, ADB Campo, Vitória de Barcelinhos, bem como fora em Espanha no Corunha, CAA Dominicos e Vila Nova, em França no Noisy Le Grand e no Chile ao serviço do Patín Vilanova.

Na temporada passada o HC Fão terminou a prova no terceiro escalão norte, no 12º lugar com trinta e um pontos.

Em relação ao grupo de trabalho a aposta para fazer um campeonato melhor que a época passada, José Querido contará com um misto de juventude e experiência.

Os atletas deverão ser anunciados nos próximos dias, onde se apontam pelos menos quatro novas aquisições.