2.28.2013

Diogo Fernandes fala ao Blog Hoquei Minhoto



" Se tivesse saído da Juventude de Viana ficaria em divida com o clube... "

Os números de golos apontados no nacional da segunda divisão , zona norte, quarentena e seis ate ao momento, são um excelente cartão de visita para o jogador da Juventude de Viana em cada ringue que marca presença.
Temido pelas defesas e guarda redes, o atleta falou ao Blog Hoquei Minhoto do seu momento e da sua equipa que atualmente ocupa a segunda posição, em lugar de promoção à 1 divisão.

A que se deve esta veia goleadora ao serviço da Juventude de Viana?
Sempre fui um avançado com alguma capacidade de finalização. Este ano as coisas estão a correr bem e muito se deve ao resto da equipa. Grande mérito dos meus golos é dos meus colegas. O Hóquei é um desporto colectivo e eu sou o jogador mais avançado de um colectivo que estão a funcionar muito bem. Por isso os golos aparecem com naturalidade.

A Juventude de Viana pode subir de divisão já este ano num campeonato que promete emoção até ao fim com várias equipas a lutarem por esse objectivo?
Sim, começamos com um projecto de subir a Juventude de Viana num espaço de três anos. No entanto a forma como os nossos jogos tem corrido, esse objectivo pode ser já esta época. Olhando para a nossa posição não podia deixar de ser acreditar na promoção. É um campeonato forte com boas equipas. As duas que escorregarem menos vão ser mais felizes ao fim da trinta jornadas.

Qual a justificação para um inicio de prova irregular da Juventude?
Foi um inicio de campeonato difícil. Nas três primeiras jornadas visitamos a casa de dois adversários diretos. Para alem disso a equipa ainda não se conhecia bem por entraram vários jogadores. Não havia o entrosamento que agora existe. Esse entrosamento é a nossa armas no jogos que fazemos.

Muitos questionam porque ficas te na Juventude depois de vários convites , mesmo de clube da primeira divisão nacional. Qual a razão?
É verdade que existiram outros convites , mas senti que não era a altura ideal para abandonar a Juventude de Viana. Tínhamos descido de divisão e se saísse iria ficar para sempre com um sentimento de divida para com os excelentes adeptos de Viana. Quis participar no projecto que visa colocar a Juventude no lugar que merece, a primeira divisão nacional.



A nível pessoal pretendes chegar onde? A uma equipa com outros "maiores" objectivos ? Sonhas com a seleção?
Neste momento não penso muito nisso. Mas claro que qualquer jogador quer o melhor para si. Quanto à seleção, uma vez que já representei a mesma em todos os escalões até aos Sub 23, estaria a mentir se dissesse que não sonho representar Portugal no escalão máximo  No entanto ainda é um pouco cedo para pensar nisso e neste momento é algo difícil de se concretizar, mas penso que esse dia vai chegar.

Qual a tua referencia na modalidade?
Tenho várias referencia no Hóquei. As principais e aquelas que moldaram mais como jogador sem duvida que foram Pedro Gil, Pedro Alves e Panchito. Um bocadinho de cada um destes jogadores teríamos um jogador perfeito. Para alem de jogadores tenho outras, como o Professor Renato garrido, treinador que me levou para o FC Porto e que contribuiu muito para a minha evolução.

O apoio dos adeptos tem sido importante na caminhada da equipa?
Tem sido importantes e fundamentais  Penso que são poucas as equipas de Hóquei em Portugal com uns adeptos como os nossos. Mesmo nos momentos mais difíceis que tivemos na primeira divisão, eles estiveram sempre connosco. Na segunda divisão temos notado que a presença deles tem sido fundamental na nossa caminhada. São o sexto jogador.

Como vez o panorama da modalidade a nível nacional e de seleções?
A modalidade acho que já viveu melhores dias. Mas cabe a nos atletas, intervenientes diretos, modificar essa queda de protagonismo do hóquei nacional. Quanto a seleções , temos vindo a melhor e a trabalhar bem.Este ano estivemos a segundos de ganhar um Europeu. A nível de formação penso que estamos bem. Há um grande futuro para a seleção nacional.

A crise sócio económica prejudica a modalidade. Tens receio que algumas equipas acabem?
Claro que sim. Aliás este ano o campeonato da terceira divisão estava muito reduzido. É pena que isto esteja a acontecer. Os custos que os clubes tem de suportar não são os adequados à conjuntura actual de pais. Mas é algo que nós atletas , pouco podemos fazer. A visibilidade da modalidade também não é a melhor por parte da comunicação social. São poucos os que falam da modalidade e quem fala é por gosto ao hóquei em patins como é o caso do Blog Hoquei Minhoto.
É um excelente Blog, sempre actualizado e que mantêm muito bem informados sobre o Hóquei especialmente no Minho. Parabéns e continuação de um óptimo trabalho como tem feito ate aqui.
Uma abraço a todos.

O Blog Hoquei Minhoto agradece a disponibilidade do Diogo Fernandes e deseja lhe as maiores felicidades a nível pessoal e desportivo.


2 comentários:

  1. es grande diogo jogas muito ;) força diogo espero que nao saias da juve :/

    ResponderEliminar
  2. És grande craque, nesta casa serás tu CAMPEÃO!

    ResponderEliminar