9.21.2015

Que futuro terá o Torneio Jorge Coutinho? Interessa ou não aos clubes?




Terminou no passado domingo mais uma edição do Torneio Jorge Coutinho, evento organizado pela Associação de Patinagem do Minho e que contou com a participação de nove dos seus filiados.

Uma vez ficou provado o desinteresse em relação ao referido torneio que pretende todos os anos homenagear a figura de Jorge Coutinho como pessoa e dirigente desportivo.
Nem mesmo o apelo do presidente da AP Minho, Licínio Santos feito na apresentação do referido torneio fez aumentar o interesse na prova.
Espero sim que todos os clube apresentem o seu melhor fato, a sua melhor roupagem para engrandecer o Torneio, visto estarem presentes equipas com tradição no Minho e com projecção nacional e internacional ".



Apesar de convidados todos os presidentes dos clubes intervenientes, apenas foi possível ver três na tribuna principal a assistir ao jogo.

Quando o referido torneio foi criado toda a gente bateu palmas, porque assim permitia às equipas do Minho fazerem jogos que preparação para a época que se aproximava.
As primeiras edições correram pelo melhor, mas depois começaram a surgir os próprios torneios dos clubes minhotos e algumas queixas face à apresentação de equipas B.
O então o calendário que era disputados por todos, mesmo com apuramento final do ultimo ao primeiro classificado, passou-se a jogar os quatro primeiros e nas ultimas edições apenas a final.
Depois surgiram as vozes que deviam ser apenas clubes do Minho a participarem, quando foram convidados o CD Povoa em 2011 e 2013, o Cucuães em 2012 e a equipa espanhola do Corunha em 2012.

Para uma melhor divulgação da modalidade longe vão os tempos que no dia da final o pavilhão municipal de Barcelos era aberto às 8 horas da manha e só fechava depois do jogo decisivo com todas as equipas a jogar e muito publico a assistir

Se a edição de 2014 já mereceu criticas como reconheceu Licínio Santos " No ano passado pelo que se constatou a realização desta torneio parece que foi uma obrigação, não tendo a grandeza que merece o dirigente Jorge Coutinho", a de 2015 também não foi muito interessante.
No passado domingo no pavilhão municipal de Barcelos, o jogo entre a Juventude de Viana e o Riba d'Ave contou nas bancadas com pouco mais de cem pessoas ( ver foto ).


Essas pessoas na sua grande maioria de Riba d'Ave deram um colorido evento, batendo palmas, assobiando mas fizeram-se ouvir. Adeptos afectos à Juventude de Viana muito poucos.
E se não fossem os adeptos do clube de Famalicão teria sido como o ano passado onde a final foi presenciada por cerca de cinquenta pessoas.
Outro ponto que mostra o desinteresse na prova é a sua própria divulgação e o seu acompanhamento, salvo excepções
Numa final entre um clube de Viana do Castelo e um de Famalicão não se deu pela presença de nenhuma comunicação social desses dois concelhos.
No dia a seguir nem na comunicação social nacional foi visível sequer o nome do vencedor...
A fechar resta agradecer aos colaboradores do Hóquei Minhoto que tudo fizeram para que fossem divulgados todos os jogos do evento.
Esses sim divulgaram Jorge Coutinho, como pessoa, como dirigente e como modalidade.


Sem comentários:

Enviar um comentário