9.19.2016

O " Outro lado " da Elite Cup - Artigo de opinião do Hóquei Minhoto



O " Outro lado " da Elite Cup.
E a nossa formação que foi campeã da Europa e do Mundo em sub 20 ?

Esta é apenas a opinião/reflexão do Hóquei Minhoto depois de assistir à "Elite Cup " que se realizou em Coimbra.
Não se pretende atingir pessoas, dirigentes, jogadores e clubes.
Apenas uma opinião e nada contra a organização da "Elite Cup " a quem desde já felicito pela coragem em fazer este tipo de evento.


Não há lugar para a nossa formação?

Disputou-se no passado fim de semana a primeira edição da " Elite Cup ", uma organização da ANACP, Associação Nacional de Clubes de Patinagem, que envolveu os oito primeiros classificados.
Sem duvida um evento que dignificou  a modalidade e serviu para que a mesma seja cada vez mais divulgada.
Muito bem organizado, com bons jogos altamente disputados pelos intervenientes
Aliado ao evento decorreu também o 4º Dia dos Guarda Redes, situação que permitiu aos mais novos conviverem com alguns dos guarda redes que defende as balizas dos clubes portugueses.
A "Elite Cup " mostrou que vamos ter uma campeonato portugueses cheio de emoção e com bastante equilíbrio principalmente entre quatro equipas que normalmente tem outro poder financeiro

A próxima época do nacional da primeira divisão que até já chamam  " O Melhor Campeonato da Europa " tem uma aposta em atletas estrangeiros na sua maioria de Espanha.

Em Coimbra na "Elite Cup" estiveram presentes dois treinadores espanhóis, Guillem Perez no Sporting CP e Guillem Cabestany no FC Porto.
Depois existem os guarda redes, quatro espanhóis, Guillem Trabal no Benfica, Carles Grau no FC Porto, Xavier Puigbi na UD Oliveirense e Edo Bosch na Juventude de Viana.
Para completar a "armada" espanhola, jogam no Benfica campeão nacional, Jordi Adroher, no Sporting CP, Pedro Gil, Ferran Font e Sergi Miras, no FC Porto Toni Baliu e na UD Oliveirense Jordi Bargaló, Pablo Cancela e Jepi Selva.
A fechar ainda temos os três argentinos Reinaldo Garcia no FC Porto, Carlos Nicolia no Benfica e Esteban Abalos no Sporting CP..

Na " Elite Cup " apenas o OC Barcelos, AD Valongo e HC Turquel apresentaram um plantel 100% portugueses.
Estes três clubes portugueses apresentam nas suas fileiras jovens promessas, muitas delas formadas nos seus clubes e que foram campeões da Europa e do mundo de sub 20...

Da Selecção orientada por Luís Duarte, que foi campeã do mundo em sub 20 em 2015 e campeã da Europa em 2014 onde andam esses atletas?
No OC Barcelos estão Miguel Vieira e Álvaro Morais, na AD Valongo, Luís Melo, Xavier Cardoso, Diogo Seixas, João Almeida e Pedro Freitas, no Sporting B Gonçalo Nunes e João Campelo, na AE Física de Torres Vedras André Gaspar, no Paço d'Arcos Diogo Fernandes, no Benfica B Gonçalo Pinto e Pedro Batista, na AD Sanjoanense, Diogo Casanova e nos juniores da UD Oliveirense, Tiago Rodrigues.

Depois de um período longo, onde os títulos mundiais e europeus eram ganhos pela Espanha, Portugal conseguiu recentemente quebrar essa hegemonia espanhola vencendo em todos os escalões.
Apesar disso a nossa formação não tem espaço nos clubes que lutam pelo titulo nacional.
Será que daqui a cinco a dez anos não estaremos outra vez aqui a falar da nossa formação?
Qual na realidade o papel das equipas B? Rodar? Ganhar experiência? E depois?
Quantos anos precisam estes jogadores para chegarem à equipa principal?


Seleção de Portugal
2014 Portugal campeão da Europa de Sub 20
2015 Portugal campeão do mundo de sub 20
2016 Portugal campeão da Europa de seniores
2016 Portugal vice campeão da Europa de sub 17

A nível nacional
2015/2016 OC Barcelos campeão nacional de juniores
2014/2015 SL Benfica campeão nacional de juniores
2013/2014 AD Valongo campeão nacional de juniores
2012/2013 SL Benfica campeão nacional de juniores

Sem comentários:

Enviar um comentário