2.08.2017

Reflexão urgente! Qual será o futuro de alguns escalões jovens na AP Minho ?




Os campeonatos regionais da AP Minho estão esta temporada a ser alvo de profundas alterações face ao escasso numero de clubes envolvidos. Aqui os clubes são cada vez menos os que apostam em alguns escalões.


Existem dois escalões que estão a sofrer com isso, os juniores e os juvenis.
Na categoria de juniores a falta de equipas para criar um campeonato na AP Minho obrigou a que quatro clubes ( OC Barcelos, HC Braga, Riba d'Ave e AD Limianos ) jogassem na AP Porto.
O valor e a sua categoria não passou ao lado, tendo esses mesmos quatro clubes alcançado o apuramento para o nacional. 
Um feito que deve ser reconhecido por todos e que valoriza a forma como se trabalha e bem no Minho na formação.
Valeu a pena a estas equipas andarem sempre a patinar no Porto, visto não terem existido equipas suficientes no Minho. 

Este ano Famalicense, Juventude de Viana e ADB Campo não tiveram juniores, sendo que a turma da ADB Campo com a criação da equipa de seniores apostou nesses mesmos jovens atletas. O Cartaipense também não tem por ter acabado com a sua equipa B, sendo os atletas repescado para a equipa A que disputa o nacional da segunda divisão.

Em relação ao escalão de juvenis o caso é mais grave.
Das seis equipas que disputaram o regional minhoto, apenas duas seguiram para os nacionais, HC Braga e OC Barcelos, restando ED Viana, Riba d'Ave, ADB Campo e Cartaipense.

Segundo foi possível apurar e perante o numero escasso de equipas de juvenis para criar um torneio de sub 17 na AP Minho, foi proposto por três emblemas ingressarem na AP Porto para assim os jovens poderem ter mais competitividade em vez de se efectuar um campeonato com quatro clubes no Minho.
Essa proposta não foi aceite pela AP Minho ficando assim sem efeito a presença na AP Porto.
A solução de fazer um campeonato a quatro no Minho também parece estar fora de questão com pelo menos um clube a desistir e outros dois a recusarem-se a participar.

Resta agora saber se iremos ter ou não pelo menos um longo campeonato de sub 17 na AP Minho com apenas quatro equipas a jogarem entre si durante quatro meses.
Na presente temporada acabaram com a equipa de juvenis, o Famalicense, AD Limianos e a ADJ Vila Praia não conseguiu inscrever a sua equipa.

Tem a ultima palavra a direcção da AP Minho que após vários contactos não foi possível obter qualquer resposta.

Nos outros dois escalões não existem problemas.
A Taça AP Minho de sub 13 conta com o Famalicense A, AD Limianos, OC Barcelos, ED Viana, ADB Campo, HC Braga, Riba d'Ave, ADJ Vila Praia e Cartaipense.
Em sub 15 jogam Famalicense, ADB Campo, Riba d'Ave, Cartaipense, AD Limianos, ED Viana e ADJ Vila Praia.

Vamos esperar pela prestação das equipas minhotas nos nacionais, em juniores OC Barcelos, HC Braga, AD Limianos e Riba d'Ave.
Em juvenis, HC Braga e OC Barcelos, em Iniciados HC Braga e OC Barcelos e em Infantis HC Braga, OC Barcelos e ADB Campo.

Sem comentários:

Enviar um comentário