2.14.2020

Cartaipense apela ao bom senso de não nomear Miguel Torres para os seus jogos.



Comunicado do Cartaipense

Ex.mo(s) Senhor(es).

A direcção do CARTAIPENSE, na sequência de alguns acontecimentos ocorridos durante este ano desportivo, vem por este meio expor publicamente algumas situações que são verdadeiros
atropelos para o Hóquei em Patins e que arrastam a modalidade para o descrédito total.

Até quando, os agentes desportivos, sejam eles os Clubes, Associações e Federação, vão continuar a enterrar a cabeça na areia e fingir que a modalidade está bem ?
Até quando ….?
Semanas após semanas, se publicam comunicados e mais comunicados, em que se revelam situações graves, em que os clubes demonstram o seu desagrado pela forma como a modalidade
está a ser direccionada e o que se faz…. Nada.
O CARTAIPENSE, como é seu apanágio, normalmente toma este tipo de iniciativa quando se sente ferido no seu bom nome e honra, quando têm a plena convicção que a razão lhe assiste ou em prol
do desenvolvimento da modalidade (como a luta pela segurança privada em que a lei soberana estava a ser adulterada).
Hoje o fazemos novamente, de forma clara e aberta, revelando os problemas e nomes envolvidos.
Estamos convictos que desta forma, num país civilizado, de direito e com liberdade de expressão, contribuiremos para a evolução da modalidade.
1. O CART/GROUP JRC protestou o jogo Nº 589, com o CRPF LAVRA, referente ao Campeonato Nacional da 3ª Divisão, Zona Norte, realizado dia 24/11/2019, por erro técnico.
A 11/12/2019 recebe a decisão do Comité Técnico. No nosso entender, uma decisão completamente descabida, desajustada e que contraria os artigos em vigor das regras de jogo.

A 18/12/2019, por ter a plena convicção que a razão lhe assiste, o CART/GROUP JRC recorre para o Conselho de Disciplina da decisão do Comité Técnico.
VOLVIDOS QUASE DOIS MESES DESTE RECURSO AINDA NÃO HÁ DECISÃO ????
PERGUNTAMOS: VALE A PENA PROTESTAR ???
A AVALIAR PELA DECISÃO SIMPLESMENTE AMADORA DO COMITÉ TÉCNICO (QUE QUANDO O PROCESSO ACABAR TORNAREMOS PÚBLICO), PROTESTAR É SINONIMO APENAS MAIS DESPESA PARA OS CLUBES.
A ISTO CHAMAMOS FALTA DE PROFISSIONALISMO.

2. Temos cada vez mais convicção que muitas das actuais regras de jogo em nada beneficiam a modalidade.
Muitas delas podem ter diferentes interpretações, dando aos árbitros um poder de decisão sobre os jogos que mais nenhuma outra modalidade as impõe.
Isto não seria um problema se na realidade existissem árbitros de qualidade em quantidade.
Existem os árbitros de qualidade, que sabem as regras do jogo, que dirigem os jogos com isenção e rigor. São é poucos e normalmente canalizados para os jogos da 1ª divisão.
Depois existem os árbitros que normalmente estão nas divisões inferiores, nomeadamente na 3ª divisão.
 Existem os que estão a crescer na modalidade, a aprender com todos os agentes desportivos, a ter erros mas a evoluir com respeito e humildade.
 Depois existem os outros, que não sabem as regras, são arrogantes e prepotentes, não têm vontade de aprender e que se movem no desporto unicamente para projecção pessoal. ESTES NÃO FAZEM FALTA E NESTE LOTE INCLUÍMOS O SR. ARBITRO MIGUEL TORRES.

3. Como foi tornado público, o Sr. Arbitro Miguel Torres, cometeu um erro técnico grave, como prejuízo claro para o nosso clube, no jogo CART/GROUP JRC vs CD PÓVOA, realizado 26 Janeiro 2020.
Cometeu esse erro técnico grave porquê ?
1º porque não sabe as regras
2º porque não tem vontade de aprender (pois todos os agentes envolvidos no jogo, quer do CART quer do CD PÓVOA lhe alertaram que estava errado).
3º porque é arrogante e prepotente
ARBITROS ASSIM NÃO FAZEM FALTA À MODALIDADE.
Porque é que o CART/GROUP JRC não protestou o jogo?
Pelas razões apresentadas anteriormente. No nosso entender, da forma como as instituições funcionam e pelos procedimentos que tomam, protestar é sinónimo apenas de despesa pois parece existir continuamente um proteccionismo entre os agentes desportivos em questão.
4. Qual foi o prémio atribuído a este Sr. Arbitro Miguel Torres depois de ser tornado público o seu erro técnico?
Ser nomeado para o jogo ED VIANA vs CART/GROUP JRC realizado dia 9 de Fevereiro de 2020.
A ISTO CHAMAMOS FALTA DE BOM SENSO OU SIMPLESMENTE RETALIAÇÃO.
5. E o que aconteceu neste jogo?
Mais uma vez o Sr. Arbitro Miguel Torres ia cometer mais um erro técnico, desta vez em prejuízo do ED VIANA. Somente não cometeu porque foi novamente alertado pelos agentes desportivos da ED VIANA e desta vez reverteu decisão.
E ia errar novamente porquê?

Porque não sabe as regras e porque não as quer aprender.
Não obstante disso, o jogo decorreu dentro da normalidade até cerca de 5 minutos do final, altura em que, este Sr. Arbitro, puxou os galões de protagonista e num acto que achamos ser de retaliação (pelo erro técnico tornado público), começou a admoestar os nossos
jogadores com sucessivos cartões azuis (para espanto de todos os presentes, inclusive os jogadores e dirigentes da ED VIANA).
A cereja no topo do bolo foi a expulsão do nosso treinador a poucos segundos do final do jogo. Foi perfeito… parabéns Sr. Arbitro Miguel Torres. Plano concretizado.
Para que se conste, o nosso treinador, Orlando Ribeiro, foi atleta federado durante 20 anos.
Quantos cartões vermelhos lhe admoestaram? ZERO.
Orlando Ribeiro é treinador há 15 anos, entre camadas jovens e seniores realizou mais de 500 jogos. Quantos cartões vermelhos lhe admoestaram? UM.
Após relatório deste Sr. Arbitro, o nosso treinador Orlando Ribeiro, com o “cadastro” que revelamos foi sancionado com 15 dias de suspensão e 120 € de multa.
ISTO É REVELADOR DA FORMA COMO AS COISAS FUNCIONAM NA NOSSA MODALIDADE.
PREMEIA-SE QUEM ESTÁ A MAIS NA MODALIDADE E PUNE-SE QUEM SEMPRE TRABALHOU COM BRIO, EMPENHO E RESPEITO EM PROL DA MESMA.

A DIRECÇÃO DO CARTAIPENSE VEM ASSIM TORNAR PÚBLICA A SUA INDIGNAÇÃO PELAS SITUAÇÕES ACIMA DESCRITAS E FAZ VOTOS PARA QUE HAJA O BOM SENSO DE NÃO NOMEAR NUM FUTURO PRÓXIMO O SR. ARBITRO MIGUEL TORRES PARA OS SEUS JOGOS.

P'la Direção
Ricardo Mota


Sem comentários:

Enviar um comentário