Um funcionário da companhia de seguros Tranquilidade, que era simultaneamente treinador de uma equipa de hóquei do Porto, usou abusivamente o nome do clube para desviar cerca de dois milhões de euros. No esquema participaram também vários familiares do funcionário.
Durante vários anos, Fernando Magalhães, Manuela Lima, Maria Mateus, Nuno Mateus e Luísa Barbosa forjaram documentos e ficaram com as indemnizações. O caso chega agora a tribunal.
Fernando Magalhães, o principal arguido, foi chefe de secção de sinistros na seguradora. Tinha total liberdade para abrir processos relativos a acidentes, e podia autorizar pagamentos. Ao mesmo tempo, era treinador de hóquei no Académico Futebol Clube, na rua Costa Cabral, no Porto, e responsável pelo pagamento dos salários dos jogadores.
Depois de reabrir os processos da Tranquilidade, o homem alterava os dados necessários, fixava o valor da indemnização, fechava o processo e autorizava o pagamento. De seguida, levantava os cheques na tesouraria, como se fossem seus, e depositava-os nas suas contas bancárias. Várias vezes, as transferências eram feitas para contas dos outros arguidos. Fernando chegou a abrir processos e a emitir recibos falsos em nome de seis jogadores e de um sócio do Académico FC.
AUDITORIA DESCOBRIU CRIME
Depois de receberem uma carta da seguradora a informar que deviam incluir a indemnização no IRS, dois ‘falsos beneficiários’ avisaram a Tranquilidade que não tinham recebido qualquer montante. Assim, foi feita uma auditoria interna, com maior destaque para os recibos de indemnização de acidentes de trabalho.
Depois da pesquisa, as auditoras conseguiram apurar que Fernando Magalhães terá reaberto um total de 352 processos, ficando com o dinheiro das indemnizações.
Houve ainda outros 17 casos em que não há identificação dos processos, mas em que o arguido se apoderou dos cheques emitidos pela companhia, depositando-os na sua conta e na da sua amante, Manuela Lima.
Fonte: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/economia/burlam-seguro-em-dois-milhoes
Sem comentários:
Enviar um comentário