4.18.2017

FPP reage às noticias sobre os incidentes do jogo Portugal - Argentina



Comunicado à Imprensa da FPP

Terça-feira, 18 de abril de 2017

Em relação às notícias veiculadas sobre alguns acontecimentos na final da Taça das Nações.

Relativamente às notícias publicadas hoje por alguns órgãos de comunicação social sobre o jogo da final do Torneio de Montreux, a Federação de Patinagem de Portugal lamenta que os mesmos órgãos de comunicação social não dediquem o mesmo empenho e espaço nos seus jornais para as conquistas do Hóquei em Patins.
Reconhecemos que o talento dos jogadores argentinos é inegável. Mas o desportivismo de alguns desses jogadores deixa, por vezes, muito a desejar. O que em nada dignifica a classe dos jogadores.
Foi assim no último Campeonato do Mundo, realizado em 2015 em França, e voltou a ser assim na final da Taça das Nações, no passado domingo, em Montreux.
As provocações ao longo do jogo foram uma constante, perto e longe da bola, com o jogo parado ou a decorrer.
O momento de "celebração" do terceiro golo argentino frente à nossa selecção foi apenas mais um desses momentos. Desta feita - naquele instante - o nosso Seleccionador Nacional, Professor Luís Sénica, não conseguiu assistir passivamente ao que se passava, e em defesa dos seus atletas e da Selecção Nacional agiu pelo acumular das provocações já aludidas.
Existem momentos onde quem lidera tem que estar na primeira linha da defesa.
O Professor Luís Sénica foi cuspido, insultado e, inclusivamente ameaçado de morte. Reagiu com um movimento intimidatório, uma palmada na rede que nunca poderá ser entendido como agressão tendo em conta a amplitude do movimento da rede, apesar do "teatro" encenado por um jogador adversário. Da mesma forma, o murro que lhe foi dirigido também não passou de um impacto na rede.
A nossa selecção não venceu este Torneio de Montreux mas mostrou carácter, dignidade. Valores. O nosso Seleccionador Nacional prima a sua vida e carreira desportiva por valores onde a Ética e o Fair Play marcam presença, qualidades comprovadas ao longo de todo o seu trajecto.
A Federação de Patinagem de Portugal não deixa de repreender o ato irrefletido do Professor Luis Sénica com a certeza de que não voltará a acontecer, e não deixa de enaltecer o reconhecimento pelo próprio de que aquele momento não deveria ter existido e o pedido de desculpas apresentado a todo o grupo de trabalho e à Direção logo após o final do jogo.
A Federação de Patinagem de Portugal mantém completa e total confiança no seu Seleccionador e Director-Técnico Nacional, segura de que nem este, nem qualquer outro episódio, lhe irá alterar a conduta na defesa do Desporto como uma actividade de valores com elevado impacto social, devendo outros sim rever a sua postura quanto à ética, ao fair-play e ao desportivismo.

FPP - Federação de Patinagem de Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário