2.24.2021

" O Valença vai jogar, mesmo tendo que fazer vinte jogos oficiais em dois meses e meio..."

 



O Valença HC é a única equipa do minho a disputar o nacional da segunda divisão, zona norte na presente temporada.

Com a paragem da prova, face à pandemia, os valencianos que ocupam o 9º lugar com nove pontos e menos três jogos realizados, vão ter de enfrentar um regresso à competição muito duro e exigente.

Para Miguel Fernandes que ocupa o cargo de presidente e também de treinador do Valença, considera uma injustiça a forma como foram tratados os clubes da segunda e terceira divisão.

" Antes demais, e apesar do esforço demonstrado pela FPP em terminar os campeonatos, não posso deixar de realçar a tremenda injustiça e diferença de tratamento em relação aos clubes da 2ª e 3ª divisao. 

Será que os clubes das primeiras divisões masculina e feminina têm mais cuidados que os restantes? Em que divisão se registaram mais casos de covid, quando todos estavam a decorrer ? Basta ver alguns jogos da 1ª Divisão neste período e verificar as inúmeras situações em os regulamentos e as regras para combater este vírus não são respeitadas ".

Acredita que a temporada vai conseguir chegar ao fim ?

" Todos os que estamos na modalidade com paixão temos obviamente vontade de regressar e que os campeonatos terminem. Contudo, dizer que vão de fato terminar é uma, questão muito ambígua. Todo o planeamento que nos foi entregue pode ser levado a cabo. Pode. Mas com muitas dúvidas, receios e preocupações. Quem nos garante que podemos de fato iniciar nas datas previstas? Como vão os clubes remarcar jogos se por  acaso aparecerem mais casos de covid com um planeamento tão apertado? Será que os clubes vão conseguir ter pavilhão disponível para todos os jogos? Como vão os clubes fazer face a todas as despesas com receitas, donativos e apoios zero durante vários meses? Todos nós, do mundo do Hóquei, queremos. Queremos muito! Mas por vezes não basta querer!

Já para não falar da parte mental e física dos jogadores. Estamos parados praticamente desde início de Janeiro. O Valença por exemplo, devido a casos de covid -19,  tem 3 jogos em atraso que tem obrigatoriamente de marcar ate 15 de Maio.

O Valença HC vai jogar com uma carga enorme de jogos. O clube e os atletas estão preparados para isso ?

" Agora questiono. Como podem jogadores amadores, que trabalham, estudam, fazem viagens longas para treinar e jogar, fazer vinte jogos oficiais em dois meses e meio ? Jogar ? Claro que sim... É o que mais queremos. Terminar o campeonato? Obviamente... Mas não desta forma. Devido a todos as circunstâncias, todas as dificuldades dos clubes e sobretudo toda a incerteza que vivemos, seria assim tão descabido por exemplo terminar o campeonato no final da primeira volta ? Obviamente quem toma decisões, neste caso a FPP, nunca iria conseguir agradar a todos, mas parecia me o mais sensato nestes tempos tão difíceis.

Perante todo o cenário traçado,  qual é objetivo do Valença HC nos jogos que faltam, depois de no inicio da temporada ter ambicionado lutar pelos lugares cimeiros da tabela ?

Como disse o Valença tem apenas seis jogos realizados. Faltam nos jogar vinte jogos. O nosso objetivo passa claramente por, depois de tantos meses atípicos e de paragem, preparar física e psicologicamente os atletas da melhor forma e fornecer-lhes as ferramentas necessárias para dois meses e meio que serão durissimos. Obviamente, com todos os condicionalismos vividos, é muito difícil alcançar o objetivo a que nos propusemos no início da  época. Mas entraremos em todos os jogos para ganhar, com o objetivo claro de alcançar a parte superior da classificação.

Em relação aos atletas, eles são sem dúvida os principais prejudicados com todos estes meses de paragem e indefinição. No entanto, têm muita vontade de regressar e fazer o que mais gostam, por isso, tal como disse anteriormente, vamos procurar que tenham a melhor preparação possível para encararem com todo o entusiasmo e dedicação o que resta do campeonato. E sobretudo que possam jogar e desfrutar dentro da pista ".

Foto: António Lopes AL

Sem comentários:

Enviar um comentário