1.12.2026

Reinaldo Ventura apresentado como selecionador nacional

 



O Presidente da FPP, Luís Sénica, apresentou esta tarde, em conferência de imprensa no Auditório Comandante Vicente Moura, no Comité Olímpico de Portugal, Reinaldo Ventura como novo Selecionador Nacional da equipa sénior masculina de Hóquei em Patins.


No evento marcaram presença, para além do presidente da FPP, o vice-presidente para o Hóquei em Patins, José Luís Pinto, e o novo selecionador de 47 anos, acompanhado pela sua equipa técnica, composta por Marco Lopes e Hugo Silva, que vão liderar o projeto até 2028.


Na ocasião, Luís Sénica explicou a opção tomada para liderar a seleção nacional, sublinhando que a escolha recaiu sobre Reinaldo Ventura «porque acreditamos que pode potencializar o rendimento da nossa seleção nacional e porque é uma equipa técnica que tem credibilidade, capacidade e um conhecimento claro daquilo que é a realidade, o passado, o presente e o futuro do hóquei em patins».

O presidente da FPP destacou ainda que se tratou de uma decisão alinhada com a estratégia federativa: uma escolha «ponderada, enquadrada no projeto das seleções nacionais da FPP e que pretende dar continuidade ao que está bem, que são as nossas seleções e equipas técnicas jovens». Luís Sénica concluiu a sua intervenção com votos de sucesso ao novo selecionador: «sucesso para ti e para a equipa técnica que é, efetivamente também o nosso sucesso. É um gosto voltar a trabalhar contigo».


Já Reinaldo Ventura não escondeu o significado deste novo desafio, afirmando que «ser selecionador nacional é o topo para qualquer treinador. É um sonho tornado realidade». O técnico acrescentou ainda que «é um gosto estar aqui, ao nível da responsabilidade que me foi dada. Da nossa parte – minha, do Hugo e do Marco, podemos orgulharmo-nos de poder dizer, hoje sim, que somos selecionadores nacionais, e estamos dispostos a muito trabalho, muita entrega, muita dedicação para conseguir títulos. Esse é o nosso objetivo e tem de ser esse o objetivo de Portugal».


Sobre a ambição de conquistar um título mundial, o selecionador foi claro: «tem de ser sempre um objetivo. Sabemos o momento da seleção nacional, o caminho que queremos levar e sabemos também os riscos que corremos».

Reinaldo acrescentou que «logicamente temos algum tempo para decidir e perceber em conjunto com a Federação que caminho é que vamos decidir tomar, mas a opção será sempre a equipa técnica, algo que o presidente Luís Sénica deixou bem claro: que as decisões serão sempre nossas e o nosso caminho passa por aí: tentar reconquistar esse título que já foi nosso».


O novo selecionador nacional inicia funções de imediato, com os trabalhos já direcionados para a preparação do Torneio de Montreux, agendado para os primeiros cinco dias de abril.

Fonte: Federação de Patinagem de Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário