10.30.2025

OC Barcelos fecha terceira jornada vencendo em Paços de Ferreira

 


Está completa a terceira jornada do nacional da primeira divisão, com os jogos onde estiveram ausentes as equipas que participaram na Taça Continental.

Na luz o Benfica venceu em casa o FC Porto por 4-2, o Tomar no seu reduto o CH Carvalhos por 6-1 e em Paços de Ferreira o OC Barcelos bateu a Juventude Pacense por 5-3.

O sabado passado, o Riba d'Ave venceu o Turquel por 3-0, o HC Braga perdeu no Sporting por 8-, a Oliveirense superou o Povoa por 7-0 e o Valongo empatou a quatro com a Sanjoanense. 

Sem o contributo do capitão Luís Querido, a recuperar de mazelas sofridas na final four da Taça Continental, os minhotos entraram praticamente a perder quando aos 2' Nuno Miccoli concluiu com êxito um livre direto.

A resposta barcelense apareceu logo no minuto a seguir, com um bis de Ivan Morales a efetuar a cambalhota no marcador.

Um inicio de jogo que não desfraldou uma boa plateia de espetadores presentes no municipal de Paços de Ferreira.




O resultado ate ao intervalo não sofreu alteração, graças à excelente organização defensiva do OC Barcelos que mesmo a jogar duas vezes sem um jogador durante dois minutos não permitiu qualquer golo à turma orientada por Hugo Azevedo.

No segundo tempo o OC Barcelos ampliou a vantagem por Miguel Rocha de grande penalidade, mas a Juventude Pacense não baixou o ritmo e chegou ao empate a três bolas.

Ate ao fim os barcelenses carregaram e alcançaram o triunfo por 5-3 com golos de Carlitos e Vieirinha.

A prova tem como líder o Benfica isolado com nove pontos, seguido do Sporting com sete, Tomar, OC Barcelos, HC Braga e Riba d'Ave com seis. 

Na próxima jornada o OC Barcelos recebe o Tomar, o Riba d'Ave vai ao Dragão Caixa e o HC Braga nas Goladas mede forças com a UD Oliveirense.

Fotos: Hóquei Minhoto 

10.27.2025

II Divisão - Famalicense sofre primeira derrota em casa

 


Após ter perdido com a AD Valongo B, a formação do Famalicense voltou a perder pontos com uma equipa "B", desta vez com a do FC Porto por 5-4, averbando assim em casa a sua primeira derrota no campeonato nacional da segunda divisão, zona norte.

Perante a jovem equipa portista, a turma minhota teve muitas dificuldades, como demonstra o andamento do marcador.

O Famalicense andou sempre atrás do resultado, tendo apenas uma só vez, alcançado o empate, na altura a duas bolas.

Isso aconteceu no inicio da segunda parte, mas depois o FC Porto B mais eficaz ampliou até ao 5-2.

A equipa minhota ainda tentou mas o melhor que conseguiu foi reduzir para a diferença mínima final de 5-4.

Apontaram os tentos do Famalicense, João Coelho (2), Carlos Dias e Guilherme Leitão.

Apesar da derrota o Famalicense continua no sexto lugar com seis pontos, viajando na próxima jornada ao vizinho e líder da prova, a Juventude de Viana.

Foto: redes sociais do Famalicense AC

" Remontada " do OC Barcelos B garante primeira vitória no campeonato

 



Uma segunda parte forte e determinada, permitiu ao OC Barcelos B obter o seu primeiro resultado positivo na segunda divisão/norte e logo com os três pontos na condição de visitante, diante a AA Espinho por 4-2.

Com três derrotas nas primeiras três jornadas, a turma orientada por Joka Ferreira, soube arregaçar as mangas e inverter o resultado negativo em tempo de descanso com a AA Espinho a vencer por 2-0.

A segunda parte foi só Barcelos B que a partir dos 5' começou a operar a cambalhota no marcador, com golos de Samuel Araújo (2), João Duarte e Miguel Martins. 

Com o triunfo o OC Barcelos B deixou o ultimo lugar somando três pontos, mas ainda insuficientes para fugir à zona de descida.

Na próxima jornada o OC Barcelos B recebe o HA Cambra, formação que soma apenas mais um ponto que os minhotos.

Juventude de Viana " foge " à concorrência na liderança da II Divisão/Norte

 



Com a conjuntura dos resultados da quarta jornada do nacional da segunda divisão, zona norte, a Juventude de Viana passou a liderar a prova isolada no primeiro lugar.

O triunfo dos vianenses em Cambra, permite nesta altura à Juventude de Viana somar doze pontos, contra os nove da AD Valongo B e FC Porto B.

Como as equipas B não podem subir de divisão, a distancia para os quartos classificados, Marinhense e Termas OC é já de cinco pontos.

Em relação ao jogo em Cambra, a Juventude de Viana depois do empate a duas bolas ao intervalo, teve de se aplicar para somar os três importantes pontos.

No segundo tempo os locais estiveram na frente do marcador, mas a equipa do alto minho deu a volta, segurando o triunfo nos minutos finais, inclusive com Tiago Rodrigues a defender um livre direto.

Apontaram os golos vianenses Diogo Gonçalves, Nuno "Gabi" Silva, Joaquín Fernández e Afonso Sousa.

O campeonato segue com a Juventude de Viana a ter um derbi minhoto na quinta jornada em casa com o Famalicense.

Foto: redes sociais da Juventude de Viana 


OC Barcelos volta a fazer história e conquista Taça Continental

 


Com o municipal de Barcelos como palco de mais uma edição da Taça Continental, antiga Supertaça Europeia, a formação minhota venceu o FC Porto na final por 4-3, repetindo assim o feito alcançado em 1991.

Seis meses depois de vencer a Liga dos Campeões em Matosinhos, o OC Barcelos conquista mais um troféu, curiosamente diante o mesmo adversário, o FC Porto.

Nas meias finais o OC Barcelos afastou o Tomar por 6-3 e o FC Porto eliminou mas só no desempate das grandes penalidades, os espanhóis do Igualada por 5-2.

Perante a " Catedral " cheia, o OC Barcelos viu o FC Porto aos 19' marcar primeiro por Edu Lamas, depois de Gonçalo Alves ter falhado um livre direto ao permitir a defesa de Guillem Torrents.

O OC Barcelos não acusou o golo e antes do intervalo deu a volta ao marcador com um bis de Carlitos.

No segundo tempo, muito intenso, os barcelenses aumentaram logo aos 2' por Kyllian Gil, mas o FC Porto reduziu aos 7´por Gonçalo Alves de grande penalidade.

Os instantes finais foram impróprios para cardíacos com as situações de golo a acontecerem em ambas as balizas.

No ultimo minuto Iván Morales fez o quarto golo com as bancadas já a festejarem, Rafa a três segundos do fim estabeleceu o 4-3 final.

A festa voltou a ser do OC Barcelos que assim junta a Liga dos Campeões à Taça Continental. 

Foto: Redes sociais OC Barcelos

10.24.2025

Este fim de semana Barcelos recebe a Taça Continental


O Municipal de Barcelos acolhe a final four da WS Continental Cup, anterior Supertaça europeia, com a presença de três equipas portuguesas e uma espanhola.

Na quadra estão o OC Barcelos, campeão europeu, prova que conquistou em Matosinhos, que irá medir forças com o Sp Tomar, finalista vencido da WSE Cup ( antiga taça Cers ).

A outra meia final coloca o Igualada vencedor da WSE Cup com o finalista vencido da Liga dos campões, o FC Porto.

Das quatro equipas presentes, apenas o Sp Tomar não tem este troféu. O OC Barcelos e FC Porto somam um titulo cada e o Igualada já conta com cinco taças conquistadas.

Horário dos jogos

sabado dia 25 de outubro

12.00h OC Barcelos x Sp Tomar

18.00h Igualada x FC Porto

Domingo dia 26 de outubro

18.00h FINAL


Iniciada em 1980 com o nome Supertaça Europeia, a competição era disputada entre os campeões da Liga Europeia de Hóquei em Patins e da Taça das Taças de Hóquei em Patins.

No ano de 1996, foi extinta a Taça das Taças de Hóquei em Patins e passa a ser disputada pelo campeão da Taça CERS, alterando a sua designação para Taça Continental.

Em 2017 dá-se nova alteração com adopção do formato final-four, participando os vencedores e finalistas vencidos da Liga dos Campeões da WSE e Taça WSE da época anterior, formato que se mantém em curso tendo constituído excepção a edição de 2021.

Em 2022, o nome da competição foi alterado para Taça Continental da WSE.


10.22.2025

II DIVISÂO - OC Barcelos B sofre nova derrota.

 



 

No pavilhão municipal de Barcelos, a Associação Académica de Coimbra derrotou o OC Barcelos B por 4-0 em partida referente à terceira jornada do nacional da segunda divisão, zona norte.

Para os minhotos, que recorde-se subiram este ano ao segundo escalão, foi a terceira derrota consecutiva, depois dos deslizes por 6-2 em Viana do Castelo e em casa com o Termas por 2-1.

Diante a formação de Coimbra, a jovem equipa barcelense começou a ceder no resultado a meio da primeira parte, altura em que os visitantes abriram o marcador. 

A cinco minutos do descanso, novo golo da AA Coimbra, que assim garantia uma vantagem confortável para o intervalo.

No segundo tempo, o OC Barcelos B procurou entrar na luta pelo resultado, mas logo aos 2' sofreu o 3-0.

O desfecho final de 4-0 apareceu nos últimos segundos, depois dos barcelenses terem desperdiçado um livre direto e uma grande penalidade.

Com zero pontos  e o ultimo lugar na classificação, o OC Barcelos B prepara a próxima jornada, fora diante a AA Espinho.

II DIVISÂO - Famalicense AC sofre primeira derrota

 


Em acerto de calendário da terceira jornada do nacional da segunda divisão, zona norte, o Famalicense averbou o primeiro deslize na casa da jovem equipa do Valongo B, por 6-2.

Após uma primeira parte equilibrada com a AD Valongo B a chegar ao descanso a vencer por 1-0, o segundo tempo foi mais desiquilibrado em termos de resultado.

Os locais aos poucos chegaram ao 3-0, mas o Famalicense reagiu por Carlos Dias para 3-1.

Sempre atras do marcador o conjunto minhoto sofreu o 4-1, tendo Edgar Peralta feito o 4-2 a quatro minutos do final.

Ainda tentou discutir o marcador a formação de Famalicão, mas foi a AD Valongo a fechar com mais dois golos.

Com esta primeira derrota, o Famalicense caiu para o sexto lugar com seis pontos, recebendo na próxima ronda o FC Porto B.

Curiosamente também ontem em acerto do campeonato o FC Porto B perdeu em casa com o HA Cambra por 4-2.

FOTO REDES SOCIASI DO FAMALICENSE 

III DIVISÃO - AD Limianos soma primeiro ponto

 


Ao fim da terceira jornada, a AD Limianos somou o seu primeiro resultado positivo, graças ao empate diante o HC Maia a duas bolas, em jogo realizado em Ponte de Lima.

Perante um adversário orientado por Tó Silva e composto por jogadores muito experientes casos do guarda redes Ricardo Silva e de Pedro Cerqueira, a equipa limiana não se intimidou, mas acabou por deixar fugir o triunfo já nos últimos minutos.

Na primeira parte, a AD Limianos chegou a estar a vencer por 2-0 com um bis de Miguel Vieira, que assim aproveitou a vantagem numérica após cartão azul mostrado a Pedro Cerqueira.

Em cima do intervalo o HC Maia reduziu por Rui Chaves de grande penalidade, levando a incerteza para a segunda parte.

No segundo tempo, as oportunidades foram muitas mas os dois guarda redes, Hugo Pereira e Ricardo Silva mostravam reflexos e grandes defesas, principalmente em lances de bola parada.

A 3'32 do fim o HC Maia foi punido com um cartão azul, mostrado a Nuno Santos, situação que obrigou a sua equipa a enfrentar o tempo restante com menos um jogador.

Aqui a equipa de João Candeias não teve a necessária segurança, permitindo que o seu adversário fizesse o empate a 1'50 do fim com menos um jogador por Pedro Cerqueira.

O campeonato segue com a AD Limianos a deslocar-se na próxima jornada ao reduto do USC Paredes.


10.21.2025

I DIVISÃO - HC Braga vence Tomar

 


Depois do triunfo folgado na primeira jornada em Paço de Ferreira por 7-1, o HC Braga recebeu sem publico nas Goladas o Tomar, somando mais três pontos, agora de forma apertada por 4-3.

O conjunto orientado por Jorge Silva é a par do Benfica, as únicas equipas que somam duas vitorias, repartido o primeiro lugar na classificação. 

Numa partida intensa, o HC Braga aos 15' vencia por 2-0 com golos de Gonçalo Neto e Filipe Fernandes.

A turma orientada por Nuno Lopes reagiu por André Centeno, mas em cima do intervalo os minhotos fizeram o 3-1 por Pedro Mendes.

Para a segunda parte, o Tomar pressionou muito acabando mesmo por alcançar o empate a três bolas por Ivo Silva e Filipe Almeida.

Quando todos acreditavam que a divisão de pontos seria o resultado final, o HC Braga aos 24' beneficiou de uma grande penalidade que Gonçalo Neto concretizou, dando o triunfo aos bracarenses.

Na próxima jornada o HC Braga desloca-se ao pavilhão João Rocha para defrontar o Sporting CP, enquanto que o Tomar que tem três pontos recebe o CH Carvalhos que ainda não pontuou na prova.

Foto Redes Sociais do HC Braga 


10.20.2025

III Divisão - Riba d'Ave B surpreende Cartaipense

 



Ainda não foi desta que a formação do Cartaipense conseguiu vencer no campeonato nacional da terceira divisão, com a derrota caseira diante o Riba d'Ave B por 1-0.

Na receção à jovem equipa do Riba d'Ave, os pupilos de Helder Gomes não conseguiram anular o golo solitário de Leonardo Moreira em cima do intervalo.

Apesar das muitas oportunidades criadas pelo Cartaipense, destaque para a inspiração do guarda redes do Riba d'Ave, João Abreu que defendeu dois livres diretos e uma grande penalidade.

Com o fim da terceira jornada, o Cartaipense tem um ponto ( empate em casa com o HC Fão ), enquanto que o Riba d'Ave B somou o seu segundo triunfo, depois de ter ganho em casa à AD Limianos por 4-1 na ronda anterior.

Na próxima jornada o Cartaipense joga na Maia e o Riba d'Ave tem novo derbi minhoto agora em casa com o HC Fão.

Foto: Desportivo Taipense.

III Divisão - ADJ Vila Praia lidera serie A

 



Com o triunfo obtido no derbi minhoto em Fão por 5-3, a formação de Vila Praia de Ancora ocupa o primeiro lugar com os mesmos nove pontos que o CRPF Lavra. O HC Fão em três rondas, soma apenas um ponto.

Num confronto minhoto bem disputado a ADJ Vila Praia foi obrigada a impor-se na segunda parte para garantir os três pontos, depois de ter chegado ao intervalo a perder por 2-1.

A jovem equipa orientada por José Querido criou imensos problemas, situação que colocou em alerta a ADJ Vila Praia para a segunda parte.

O conjunto de Nuno Pereira começou a dar a volta ao resultado a partir dos sete minutos da etapa final, virando para 4-2.

O HC Fão ainda reduziu mas em cima do apito final a ADJ Vila Praia fez o resultado e os três pontos com o 5-3 a seu favor.

Marcaram pelo HC Fão João Santos (2) e Tiago Vilaça, tendo apontado pela ADJ Vila Praia João Pedro Coelho "Russo" (2), Afonso Veiga e Gustavo Lima (2).

Para a próxima ronda a ADJ Vila Praia recebe o HC Penafiel e o HC Fão tem outro derbi minhoto, agora nas Tílias diante o Riba d'Ave B.

Foto Redes Sociais da ADJ Vila Praia.

II Divisão / Norte - Juventude de Viana continua imparável.

 


Ao fim da terceira jornada ( ainda incompleta ), do nacional da segunda divisão, zona norte, a formação orientada por André Torres continua a cilindrar os seus adversários.

No passado sabado foi a vez da AA Espinho ser goleada pelos vianenses por 6-1. Curiosamente é o terceiro jogo que a Juventude de Viana ultrapassa os cinco ou mais golos, 5-0 à AA Coimbra, 6-2 ao OC Barcelos B e agora 6-1 aos espinhenses.

Um inicio de prova imparável que mostra bem o objetivo da Juventude de Viana que passa por regressar ao escalão maior na próxima temporada.

No encontro diante a AA Espinho, o marcador ao intervalo já evidenciava a superioridade vianense com 4-1 a seu favor.

Fizeram os tentos da Juventude de Viana, Afonso Sousa, Nuno "Gabi" Silva (2), Joaquín Fernández (2) e Andrés Castaño.

Com a terceira jornada a ficar completa só dia 21 outubro, a Juventude de Viana lidera com nove pontos, seguido do Termas com sete, Famalicense AC, FC Porto B e Marinhense, estes três últimos com menos um jogo.

Para a quarta jornada, dia 25 de outubro, a Juventude de Viana desloca-se a Vale de Cambra para defrontar o HA Cambra.

Foto: Redes sociais da Juventude de Viana

10.16.2025

I Divisão - HC Braga recebe Tomar à porta fechada

 



O HC Braga informou nas suas redes sociais que o próximo jogo do campeonato com o Tomar será realizado sem publico.


AVISO IMPORTANTE 🚨

O jogo da 2.ª jornada será realizado À PORTA FECHADA.

Pedimos a compreensão de todos os nossos adeptos e agradecemos o apoio à distância! 💙

🏑 CAMPEONATO PLACARD – 2.ª JORNADA

🗓 18 de outubro de 2025

🕕 18h00

📍 Pavilhão das Goladas

⚔️ Hóquei Clube de Braga 🆚 SC Tomar

Voltamos a casa determinados em somar mais três pontos! 💪🔵⚪

Mesmo longe das bancadas, o vosso apoio faz-se sentir! 🙌

Foto: redes sociais do HC Braga 


10.15.2025

I Divisão - OC Barcelos perde no Dragão




No ultimo jogo da primeira jornada do nacional da primeira divisão, o OC Barcelos foi ao Dragão Arena perder por 5-3, num grande e emotivo jogo de hóquei em patins.

Curiosamente a época abriu como fechou a anterior, onde recorde-se portistas e barcelenses foram os finalistas na luta pelo titulo.

Sem o capitão Luís Querido lesionado, o OC Barcelos sofreu cedo o primeiro golo do FC Porto logo aos 4'por Carlo Benedetto após passe do ex barcelense Pol Manrubia.

A equipa minhota equilibrou e chegou ao empate aos 15' por Tato Ferrucio num golo cheio de intensidade, num lance servido por Carlitos.

Com o perigo a rondar as duas balizas, o FC Porto foi mais eficaz elevando para 3-1 antes do intervalo por Carlo Benedetto e Hélder Nunes.

No segundo tempo o OC Barcelos entrou forte e reduziu para 3-2 por Miguel Rocha logo no primeiro minuto.

Embalados os barcelenses tentaram o empate mas Xavi Malian e os postes impediram o desejo minhoto.

Na melhor fase do Barcelos, o FC Porto aumentou para 4-2 por Carlo di Benedetto, mas Miguel Vieirinha encurtou para 4-3.

Sempre atrás do resultado o OC Barcelos viu Carlitos Ramos ser advertido com um cartão azul a dois minutos do fim obrigando o OC Barcelos a jogar com menos um jogador.

Ainda assim e sem o guarda redes na baliza, o OC Barcelos por Tato Ferrucio quase fazia o empate.

No lance seguinte Carlo di Benedetto com a baliza aberta sentenciou o resultado final em 5-3.

O campeonato segue no sábado com o OC Barcelos a receber o vizinho Riba dáve e o FC Porto viaja a Turquel.



II Divisão / Norte - Famalicense soma segundo triunfo no campeonato

 



Após a vitória alcançada na primeira jornada do nacional da segunda divisão no reduto do Infante Sagres, o Famalicense agora diante os seus adeptos voltou a somar três pontos com o triunfo sobre a jovem equipa B da UD Oliveirense por 5-3, com o intervalo a chegar já com a vantagem famalicense por 3-1.

Um triunfo sólido e tranquilo dos minhotos com golos de Zé Pedro (2), Edgar Peralta, Guilherme Leitão e Carlos Dias. 

Por parte da UD Oliveirense B apontaram Afonso Ribeiro, Tomás Almeida e Gonçalo Amaral "Pika".

Na classificação o Famalicense AC é uma das cinco equipas ( Juventude de Viana, FC Porto B, Termas OC e Marinhense ) que somam por vitorias as duas primeiras rondas, enquanto que a UD Oliveirense B tem apenas um ponto alcançado.

A prova segue com o Famalicense a defrontar mais uma equipa B, agora fora, em Valongo.

Foto: redes Socias do Famalicense AC 

10.13.2025

I Divisão - HC Braga vence em Paços de Ferreira


 


Não podia ser a melhor estreia de Jorge Silva como treinador do HC Braga, após terminar a sua carreira de jogador, com a turma bracarense a vencer de forma categórica,  fora a Juventude Pacense por 7-1.

Após uma primeira parte equilibrada onde o HC Braga foi para o descanso a vencer por 2-1, a etapa final foi determinante para os minhotos, que conseguiram fazer mais cinco golos.

Para além da eficácia ofensiva, destaque para a exibição do guarda redes Diogo Fernandes que com boas intervenções impediu que a Juventude Pacense fizesse mais golos.

Apontaram os golos do triunfo bracarense, Gonçalo Neto (2), António Trabulo (3), Ferran Giménez e Paulo Pereira enquanto que Diogo Abreu fez o tento de honra dos locais.

Para a segunda ronda, o HC Braga recebe o Tomar e a Juventude Pacense joga nos Carvalhos.

Foto: redes Sociais HC Braga 

10.08.2025

Sorteio da pré eliminatória da Taça de Portugal - Não há derbis minhotos

 



Estão definidos os jogos da pré eliminatória da Taça de Portugal, onde apenas competem as equipas da terceira divisão nacional, entre elas cinco equipas do Minho.

A pré eliminatória está agendada para o dia 9 de novembro, tendo o sorteio ditado a seguinte sorte das equipas, com os emblemas minhotos a jogarem todos em casa.

Cartaipense x USC Paredes

ADJ Vila Praia x HC Maia

HC Fão x CRPF Lavra

Valença HC x Académico FC 

AD Limianos x ACD Vila Boa Bispo

ACR Pessegueiro Vouga x CA Feira

ACD Gulpilhares x HC Mealhada 

HC Penafiel x CD Cucujães

Isentos: CENAP, HC Paço de Rei, GDC Fânzeres, HC Marco, CRC " Os Águias " e Escola Livre de Azêmeis.

II Divisão / Norte - Juventude de Viana vence Barcelos B

 


A primeira jornada da segunda divisão, zona norte ficou quase completa, apenas falta o Marinhense x AD OH Sports que foi adiado para o dia 15 de outubro, com destaque para o derbi minhoto em Viana do Castelo, onde a Juventude de Viana derrotou o OC Barcelos B por 6-2.

Em encontro que colocou a equipa vianense que desceu de divisão, diante um Barcelos B que subiu foi bastante equilibrado na primeira parte com constantes alterações no marcador.

Começaram melhor os vianenses com João Futuro a inaugurar o marcador mas Gonçalo Silva igualou.

A meio da primeira parte Gabi Silva colocou os locais a vencer, tendo nova resposta do OC Barcelos B por João Afonso.

Em cima do intervalo, a Juventude de Viana passou de novo para a frente, 3-2 por Joaquín Fernández.

No segundo tempo, a diferença no marcador já não foi equilibrada , com a Juventude de Viana a ser mais eficaz, acabando por fazer mais três golos sem resposta dos barcelenses por João Futuro, Joaquín Fernández e Diogo Gonçalves.

Para a segunda ronda, a Juventude de Viana joga em Coimbra, o Famalicense AC recebe a UD Oliveirense B e o OC Barcelos B em casa mede forças com o Termas OC.

Ao fim da primeira jornada, a Juventude de Viana lidera com Famalicense AC, Porto B, AA Espinho e Termas OC como as únicas formações que somaram os três pontos.

Foto: redes sociais da Juventude de Viana 

10.07.2025

III Divisão / Serie A - Em Ponte de Lima mandou o Vila Praia

 



A ADJ Vila Praia confirmou na deslocação ao reduto da AD Limianos a excelente pré temporada realizada, ao vencer na primeira jornada da terceira divisão, por 6-2.

Em mais um derbi minhoto do terceiro escalão nacional, a formação de Vila Praia de Ancora ao intervalo já mostrava a sua superioridade ao liderar o marcador por 3-0.

No segundo tempo ainda dentro dos primeiros dez minutos aumentou para 5-0, seguindo-se uma reação da AD Limianos com o seu primeiro golo.

Até ao final ambas as equipas fizeram mais um golo, fechando o resultado em 6-2, favorável à ADJ Vila Praia.

Marcaram os golos da AD Limianos, João Campos "TT" e Hugo Talaia enquanto da ADJ Vila Praia, apontaram João Pedro Coelho, Gustavo Lima, Afonso Veiga (2), Pedro Braga e André Costa.

O campeonato segue com mais dois derbis minhotos, a ADJ Vila Praia em casa com o Cartaipense e a AD Limianos a jogar nas Tílias com o Riba d'Ave B.

Frame ADJ Vila Praia 


Lembram-se de Daniel Galdeano ? " Nunca pensei ver e ter o OC Barcelos na minha terra "

 



Saiu aos 23 anos e atravessou o oceano atlântico da Argentina para Portugal, para abraçar a sua carreira na Europa.

O primeiro destino foi para Oliveira de Azeméis onde vestiu a camisola da UD Oliveirense na temporada 1992/1993.

A seguir Daniel Galdeano mudou-se ao OC Barcelos, sendo ele o primeiro argentino a jogar pelo clube barcelense, durante as épocas de 1994/1995 a 1998/1999. Ainda em Portugal vestiu as cores do Infante Sagres e do Seixal. 

Na altura no período áureo do OC Barcelos conquistou uma Taça Cers e um campeonato nacional da 1ª divisão. Foi inclusive o melhor marcador da prova com cinquenta e três golos.

Atualmente com cinquenta e cinco anos, vive na Argentina e não perdeu a oportunidade neste Mundial de Clubes, de matar as muitas saudades que tem de Portugal e em especial do OC Barcelos.

Esteve à conversa muito feliz, mesmo a longa distancia com o Hóquei Minhoto, onde emocionado falou da alegria de ver o OC Barcelos na Argentina e recordar alguns dos seus momentos passados em Barcelos, tendo tirado uma foto com três grandes amigos e o também com o presidente do clube Hugo Ricardo.

Nunca na minha vida pensei ver o OC Barcelos aqui. É sonho realizado. Nem consegui dormir enquanto não vi a comitiva aqui em San Juan.  

Tantos anos depois nem consigo explicar a minha emoção ao abraçar o António Gomes, o "Milo" e o Luís Salgueiro. Do meu tempo no OC Barcelos são eles que restam. É normal, Já passou muito tempo desde que estive em Barcelos. 

Perguntei pelo meu amigo Jójó mas ele não veio. Mando um abraço grande ao Jeronimo, sempre acarinhado por Jójó ".

Ver o OC Barcelos na minha terra é uma sensação indescritível. Ver este símbolo que vesti com muito orgulho é um sentimento único ".

Sobre a sua passagem pelo OC Barcelos guarda com muito carinho as memorias das conquistas e dos colegas.

" Nunca irei esquecer os anos que vive em Barcelos. O pavilhão, agora justamente chamado " Catedral " até arrepiava mesmo antes de entrar na pista com as bancadas cheias. São únicos os adeptos do OC Barcelos. Pelo que vejo na tv continuam a ser formidáveis no apoio à equipa. Aquela claque a "Kaos" contagiava todos os jogadores com os seus cânticos, as suas palmas. São memorias inesquecíveis ".

Dos títulos que conquistou pelo OC Barcelos, lembra-se em especial da Taça Cers, agora WSE Europe.

" A conquista da Taça Cers é memorável em 1995. Na altura era o único titulo que faltava ao Barcelos. O campeonato também foi uma loucura, mas a Taça Cers foi especial porque ainda não tínhamos esse troféu. O ambiente no pavilhão foi importante depois de termos perdido em Espanha por 6-4. Em nossa casa acabamos por derrotar o Tordera por 6-0. Até me lembro da Dona Alzira ter festejado com o seu típico jeito de ser ".



" Tínhamos uma super equipa. Só craques. Mando um abraço ao Realista, ao Pedro Alves, ao Serginho, ao Domingos Carvalho, ao Paulo Alves, ao Pires, ao Jorge Valentin, ao Luís Viana, aos guarda redes Guilherme e Vitor Silva e claro ao mister António Alves. Espero que estejam todos bem .

Foi uma festa enorme em toda a cidade. Éramos uma família e no ano a seguir fomos campeões nacionais. Mais um grande alegria. São muitas que recordo com muita saudade ".

Mesmo distante continua a ver o OC Barcelos e não só.

" As novas tecnologias permitem ver aquele pavilhão, aquele publico. Não perco um jogo do OC Barcelos. Também tenho um carinho especial pela Oliveirense que me recebeu de braços aberto em Portugal. Não esqueço o Infante Sagres onde estive cinco épocas. Numa das temporadas ficamos em quarto lugar, com o Nuno Felix, o Azevedo, o Fred, o Bessa entre outros. Por fim foi para o Seixal onde fiz grandes amizades também. Todos estão no meu coração ".

O Hóquei Minhoto agradece ao Daniel Galdeano a oportunidade de partilhar este momento único e de retratar as suas memorias com o OC Barcelos. 

Votos de muitas felicidades Galdeano e saudações hóquistas.

10.06.2025

III Divisão /Serie A - Taipas e Fão dividem resultado

 



No passado domingo começou o nacional da terceira divisão, serie A e logo com dois derbis minhotos.

Um deles aconteceu nas Taipas entre o Cartaipense e o HC Fão que acabou empatado a quatro bolas.

Uma partida onde a incerteza no resultado final durou até aos últimos segundos.

Ao intervalo o Cartaipense vencia por 1-0, margem curta, apesar das inúmeras oportunidades de golo criadas pelas duas equipas, inclusive em lances de bola parada, com a equipa da casa a falhar dois e o Fão um.

Na segunda parte ao som " marcas tu, marco eu " o Fão chegou a dar a volta ao marcador, estando a vencer por 4-3, para no ultimo minuto o Cartaipense fazer a igualdade a quatro bolas.

Na divisão dos pontos, marcaram para o Cartaipense, Eduardo "Edu" Mota (2), Alberto "Berto" Martinho (1) e Rodrigo Vieira (1), enquanto do lado dos fangueiros apontaram André Torrão (1), João Santos (2) e Tiago Vilaça (1).

Para a próxima jornada, o Cartaipense tem novo derbi minhoto agora em Vila Praia de ancora diante a ADJ Vila Praia, com o HC Fão a receber o HC Penafiel.

Foto: redes sociais do Cartaipense

Mundial de Clubes - OC Barcelos termina em terceiro lugar

 



O OC Barcelos ficou com o bronze no mundial de clubes depois de vencer o Centro Valenciano por 10-4, ficando atrás de Barcelona e do Sporting CP. O triunfo na prova pertenceu ao Sporting CP que na final derrotou o Barcelona por 3-2 após prolongamento.

Antes no duelo " português " das meias finais do Mundial de Clubes, em San Juan, na Argentina, o OC Barcelos perdeu com o Sporting CP por 3-1, ficando assim fora do jogo do titulo.

Para a atribuição do terceiro lugar a formação de Barcelos, voltou a derrotar os argentinos que já tinha vencido na fase de grupos por 6-2.

A superioridade do OC Barcelos foi evidente ao longo de todo o jogo, mesmo com o cansaço já a ser notado.

Fecharam a participação com 10-4, tendo marcado Franco "Tato" Ferruccio (2), Carlos Ramos "Carlitos" (1), Kyllian Gil (2), Miguel Rocha (3) e Pedro Silva (2) 

Na classificação final  o Olimpia foi quinto ao derrotar o San Jorge por 5-4 e em sétimo ficou o Andes Talleres após triunfo sobre o Melbourne por 7-5 nas grandes penalidades.

FOTO: FPP



10.05.2025

II Divisão / Norte - Famalicense entra campeonato a ganhar

 


Começou este fim de semana o nacional da segunda divisão, com o Famalicense a somar os três pontos na deslocação ao reduto do Infante Sagres por 2-0.

Um resultado feito na primeira parte com golos aos 3' de Carlos Dias e de Guilherme Leitão aos 17'.

Apesar de apenas terem existido dois golos no encontro, o mesmo foi interessante de seguir. Neste aspeto, o Famalicense soube gerir a vantagem no marcador, perante um Infante Sagres que nunca deixou de dar trabalho ao guarda redes, Vasco Reis.

Esta primeira jornada teve apenas mais um jogo realizado com o Termas OC a derrotar o Sobreira por 6-4.

No próximo dia 7 de outubro a primeira ronda fica completa com destaque para o derbi minhoto em Viana do Castelo, entre a Juventude de Viana e o OC Barcelos B.

Foto: Famalicense AC redes sociais. 


10.04.2025

Mundial de Clubes - OC Barcelos e Sporting CP nas meias finais

 



Com o triunfo apertado e decidido na segunda parte diante os australianos do Melbourne por 7-5, o OC Barcelos terminou em primeiro lugar no grupo B, defrontando nas meias finais o Sporting CP, segundo classificado do grupo A, que perdeu com o Barcelona por 3-1.

Diante o Melbourne o OC Barcelos com alguma facilidade chegou ao 2-0 por Ivan Morales e Killyan Gil, mas a turma australiana reagiu e deu inclusive a volta ao marcador passando a vencer por 3-2.

A resposta do OC Barcelos apareceu por Miguel Rocha, mas antes do descanso e para surpresa de muitos o Melbourne fez o 4-3 em tempo de intervalo.

No segundo tempo o mister Rui Neto picou os seus jogadores, lembrando o jogo dos australianos contra o San Jorge, onde estes venceram por 4-1 e partiram para uma recuperação no marcador.

Com o desenrolar do jogo, o OC Barcelos fez a cambalhota no resultado por Miguel Rocha e Kylian Gil, mas a aguerrida equipa do Melbourne empatou a cinco bolas.

Ate ao final veio ao de cima a qualidade dos jogadores do OC Barcelos que fecharam o marcador em 7-5 com tentos de Ivan Morales e Carlos Ramos.

Agora nas meias finais teremos um OC Barcelos diante o Sporting CP, o que garante desde logo uma equipa portuguesa na final.

Na outra meia final o Barcelona vai medir forças com o segundo classificado do grupo B, o Centro Valenciano.

Foto: zerozero

10.03.2025

II Divisão / Norte - Famalicense é a única equipa do minho a entrar no campeonato.


 

Arranca este fim de semana o nacional da segunda divisão, zona norte, onde marcam presença três equipas do Minho, Famalicense AC, Juventude de Viana e OC Barcelos B.


Com o adiamento do jogo para o dia 7 de outubro no pavilhão Zé Natário entre Juventude de Viana e OC Barcelos B, a formação famalicense é a única do Minho a jogar, deslocando-se este sabado  ao Porto, para defrontar o Infante Sagres, a partir das 18.30h.


Assim o plantel para atacar os primeiros lugares da segunda divisão, zona norte é composto da seguinte forma, com Miguel Viterbo como treinador.


João Martins gr

Vasco Reis ex AA Espinho gr

Pedro Freitas ex USC Paredes gr

Edgar Peralta

Martim Almeida

Gonçalo Barbosa

Carlos Dias

Juan Lopez

Tomás Soria ex Centro Valenciano ( Argentina )

João Coelho ex CP Sobreira

José Pedro Pereira ex HC Braga

Guilherme Leitão ex Juventude de Viana

foto: Redes Sociais do Famalicense AC

Nacional da 3ª divisão abre com dois derbis à moda do Minho.

 



Começa este domingo o campeonato nacional da terceira divisão, serie A, com a presença de seis equipas minhotas, AD Limianos que desceu de escalão, ADJ Vila Praia, Cartaipense, HC Fão, Riba d'Ave B e o regresso em seniores do Valença HC.

Para a primeira ronda, teremos dois duelos de equipas do Minho, com a AD Limianos de João Candeias a receber a ADJ Vila Praia de Nuno Pereira e o Cartaipense de Hélder Gomes no seu reduto com o HC Fão, agora orientado por José Querido.

No regresso ao escalão sênior, o Valença HC, orientado por "Micha" defronta em casa o Povoa B enquanto que o Riba d'Ave B de João André Gomes desloca-se ao HC Marco.

Uma terceira divisão que se espera muito competitiva em especial pelos primeiros lugares, onde AD Limianos e ADJ Vila Praia poderão ter uma palavra a dizer na subida, juntamente com o HC Maia, HC Marco e CRPF Lavra.


Sábado

20.30h: Académico FC – USC Paredes

Domingo

18.30h Cartaipense – HC Fão

18.00h A.D. Limianos – ADJ Vila Praia

18.00h HC Marco – Riba d’Ave B

19.30h HC Maia – Fânzeres

18.30h Valença HC – CD Póvoa B

17.00h HC Penafiel – CRPF Lavra


10.02.2025

Mundial de Clubes - Segunda parte demolidora do OC Barcelos garante triunfo sobre San Jorge

 


O OC Barcelos puxou dos galões de campeão europeu e derrotou o San Jorge, campeão panamericano por 8-1 na segunda jornada do grupo B do Mundial de Clubes, em San Juan na Argentina.

Após uma primeira parte algo precipitada dos minhotos e que terminou empatada a uma bola, a turma de Rui Neto no segundo tempo não deu qualquer hipótese ao seu adversário avolumando aos poucos o resultado.

Na etapa inicial foi mesmo o San Jorge a inaugurar o marcador por Emiliano Romero numa recarga a um livre direto, mas o O OC Barcelos mesmo em cima do descanso empatou por Miguel Rocha.

Na etapa final só deu Barcelos, com o marcador aos poucos a ser dilatado com tentos de Tato Ferrucio (2), Miguel Rocha (2), Ivan Morales, Carlos Ramos e Kyllian Gil , um cada.

Agora para a terceira e derradeira jornada, a equipa barcelense mede forças esta sexta feira às 18h ( hora de portugal continental) com os australianos do Melbourme RHC que perderam com o Centro Valenciano por 3-2.

Recorde-se que o Melbourne RHC venceu na primeira jornada o San Jorge por 4-1. Neste particular quem vencer o encontro decide os primeiros lugares do grupo.

Para a ultima jornada, o OC Barcelos parte com seis pontos, Centro Valenciano e Melbourne três e San Jorge zero pontos.

No grupo A, jogam esta madrugada, para a segunda jornada, o Sporting CP diante o Andes Talleres, enquanto o Barcelona defronta o Olimpia.

Foto: OC Barcelos redes sociais

Portugueses recebidos pela embaixada lusa na Argentina

 


A embaixada de Portugal na Argentina fez questão de estar junto das equipas portuguesas, OC Barcelos e Sporting CP, bem como de perto com dirigentes, treinadores e árbitros.

Esta visita foi proporcionado pelo evento, o Mundial de Clube,  que decorre em San Juan.


No primeiro dia da competição, os membros da embaixada de Portugal na Argentina, tiveram a oportunidade para além de confraternizar com todos os portugueses, de assistir aos jogos e aos triunfos do OC Barcelos e do Sporting CP e também à prestação do árbitro Pedro Figueiredo.

Fotos: Embaixada de Portugal na Argentina.

Mundial de Clubes - OC Barcelos entra a vencer e australianos surpreendem.

 


                                                                      FOTO: DANIEL GALDEANO


Está cumprida a primeira ronda da fase de grupos do Mundial de Clubes que se encontra a realizar em San Juan na Argentina.

No grupo B, a equipa barcelense derrotou os argentinos do Centro Valenciano por 6-2, ( 2-1 ao intervalo ) com um hat-trick de Miguel Rocha, um bis de Tato Ferrucio e ainda um tento de Ivan Morales.

Este jogo teve um espetador atento nas bancadas do mítico " Estadio Aldo Cantoni ", sendo Daniel Galdeano, antigo jogador do OC Barcelos que assim teve oportunidade de mantar saudades do clube minhoto.


A grande surpresa do dia veio da representação da Asia/Oceania, com a equipa australiano do Melbourne RHC, a vencer os chilenos do San Jorge por 4-1.

No grupo A, a lei do mais forte e mais conceituado foi notória com o Barcelona ( jogo apitado pelo arbitro minhoto, Pedro Figueiredo ) a vencer o Andes Talleres por 9-1 e o Sporting CP a ser superior diante o Olimpia por 7-3.

Para hoje terça feira, o OC Barcelos defronta o San Jorge a partir das 18.00h ( hora de Portugal continental )


Dia 2 de outubro 

Grupo A

Andes Talleres x Sporting CP  às 23.00h de Portugal/Continental

Barcelona x Olimpia 

Grupo B

San Jorge x OC Barcelos às 18.00h  Portugal/Continental

Melbourne x Centro Valenciano